Fernando Pessoa & Emil Cioran, Pensadores das Margens da Razão e da Civilização
Colóquio
Organizado pela iniciativa dos professores Ciprian Vălcan, da Faculdade de Direito da Universidade “Tibiscus” de Timişoara (Roménia) e Paulo Borges, do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), o colóquio Fernando Pessoa & Emil Cioran, Pensadores das Margens da Razão e da Civilização homenageia, de modo comparativo, duas personalidades marcantes da cultura romena e portuguesa.
Fernando Pessoa e Emil Cioran convergem numa desconstrução radical do paradigma racional e civilizacional dominante, pensando criticamente nas margens da filosofia e abrindo passagens para os seus outros, desde a poesia e a literatura à experiência extática e mística, sem enquadramento religioso ou teológico. Este Colóquio reúne especialistas internacionais dos dois autores, estudando-os autónoma ou comparativamente. Trata-se de verificar que horizontes se abrem nos limiares ocidental e oriental da Europa para um pensamento e experiência novos a partir do questionamento radical dos modelos tradicionais.
Entre os convidados estão professores portugueses da Universidade de Lisboa, bem como Tomas Abraham (Argentina), José Thomaz Brum (Brasil), Miguel Angel Mendoza (Colômbia), Giovanni Rotiroti, Mattia Luigi Pozzi, Irma Carannante (Itália), Ko Iwatsu (Japão), Mihaela-Gențiana Stanisor (professora auxiliar na Universidade “Lucian Blaga” de Sibiu), Ramona Lile – Reitora da Universidade “Aurel Vlaicu” de Arad, Alina Ionescu – Diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade “Aurel Vlaicu” de Arad (Roménia), Joan M. Marin (Espanha).
Mais informações aqui
Local: