Sábados em família

em setembro

cinema
7 setembro a 28 setembro 2024
sáb: 15h
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
Sábados em família

Em setembro, a Cinemateca Júnior apresenta:

O Rapaz dos Cabelos Verdes
de Joseph Losey | legendado em português | M/6
Peter é um rapaz que ficou órfão durante a guerra. Muda de casa várias vezes empurrado de uns parentes para outros. Acaba então por ir viver com Gramp onde encontra  amizade e um lar estável, até que um dia repara que está diferente e que o seu especto físico tem agora algo que o distingue fortemente das outras pessoas. Peter passa  então a ser discriminado por todos até descobrir que afinal aquilo que lhe acontecera traz uma importante mensagem ao mundo…
Esta sessão foi organizada em parceria com o festival Operafest Lisboa & Oeiras.
7 set: 15h

O Menino Selvagem
de François Truffaut | legendado eletronicamente em português | M/10
Situado por volta de 1800, com argumento de Truffaut e Jean Gruault a partir do relatório de Jean Itard Mémoires et Rapport sur Victor de l’Aveyron, o filme é baseado num facto real: um rapaz selvagem que não sabe andar, falar, ler ou escrever, é encontrado numa floresta. Um professor, interpretado pelo próprio Truffaut, recusa-se a considerá-lo um caso perdido e decide educá-lo, fazê-lo passar do estado selvagem ao estado humano,  vencer o estado natural pelo esforço. Depois de fugir, o rapaz acabará por voltar para o seu pai espiritual. Feito a preto e branco, o filme assinala a primeira colaboração entre Truffaut e o diretor de fotografia Nestor Almendros, que, a partir de então, será um dos seus colaboradores mais próximos.
14 set: 15h

Sessão de curtas: Miúdos à solta
Beppie, de Johan van der Keuken | Regresso às Aulas, de Jacques Rozier
duração total da projeção: 62 minutos | legendados eletronicamente em português | M/6
Duas curtas-metragens sobre “miúdos à solta”, Beppie uma rapariga de dez anos, vizinha do cineasta Van der Keuken, que este acompanha nos seus movimentos quotidianos e aventuras pela cidade de Amesterdão, e René um rapaz duma aldeia da Provença, personagem ficcional de Jacques Rozier, que a partir duma aposta infeliz transforma o
regresso às aulas numa aventura poética e numa festa para os sentidos. Liberdade, fantasia e irreverência são o lema destes dois filmes feitos “à altura da criança”.
Sessão Descontraída – A sessão decorre numa atmosfera mais acolhedora, com regras mais flexíveis no que diz respeito ao movimento e ao ruído dos espectadores, e pode implicar pequenos ajustes na iluminação e no som, bem como no acolhimento do público, para melhor se adaptar às suas necessidades. Com a consultoria da associação Acesso Cultura.
21 set: 15h

Atleta à Força
de Frank Capra | legendado eletronicamente em português | M/6 |  Sessão acompanhada ao piano por Catherine Morisseau
Primeira longa-metragem de Frank Capra, Atleta à Força é protagonizada por Harry Langdon, considerado por muitos a quarta estrela do firmamento das grandes vedetas do
cinema americano de comédia do tempo do mudo (os outros três eram Chaplin, Keaton e Harold Lioyd). Langdon é aqui um ingénuo e desastrado soldado belga que em plena
Primeira Guerra Mundial se perde de amores por Mary Brown, uma rapariga americana que só conhece por carta e fotografia.
28 set: 15h

Local: