Construção de Marionetas em Fibra de Vidro
Inscrições abertas
Oficina orientada por José Carlos Barros, um dos mais originais criadores de marionetas do século XX, e um dos primeiros a utilizar a fibra de vidro.
No âmbito na exposição A Revolução das Marionetas│1970-1980, onde se apresenta um importante conjunto de marionetas em fibra de vidro, da autoria de José Carlos Barros, o Museu da Marioneta organiza, sob orientação do autor, uma oficina de construção de marionetas em fibra de vidro.
Nos 10 dias de oficina, o participante vai familiarizar-se com o conhecimento e a destreza necessários para criar uma marioneta em fibra de vidro.
A partir de um projeto, que dará forma a uma base modelada em barro, gesso ou pasta de papel e cola, o participante vai ao encontro dos processos e possibilidades de utilização dos vários materiais estruturais inerentes à técnica da fibra de vidro. Serão igualmente abordadas as questões da forma, proporção, fisionomias, bem como as técnicas inerentes à especificidade de uma marioneta de manipulação por fios.
O objetivo da oficina é a criação de uma marioneta coletiva, de manipulação por fios, com uma dimensão à escala humana real, totalmente construída em fibra de vidro. O trabalho final – a marioneta – integrará o acervo do Museu da Marioneta, ficando disponível para manipulação por parte dos visitantes do Museu.
Inscrições abertas aqui
Terça a sábado, das 10h às 13h/14h30 às 17h30
Duração: 60 horas
200 € - Todos os materiais incluídos)
Local: