Quinze Anos de Amor na República dos Pangolins

artes
18 setembro a 14 dezembro 2024
vários horários
Kunsthalle Lissabon
Quinze Anos de Amor na República dos Pangolins

(…) Quinze Anos de Amor na República dos Pangolins é o título de uma exposição de Aniversário que celebra a existência da Kunsthalle Lissabon, revisitando cada ano da sua atividade.

O título é emprestado de uma obra do artista português Luis Lázaro Matos—uma série de bandeiras intitulada República do Pangolim, feita em 2020 e que remete para o pangolim, um dos animais mais implicados na pandemia—e propõe transformar alegremente o espaço da Kunsthalle Lissabon numa República do Pangolim, um espaço queer, interespécies e interconectado que celebra os seus 15 anos de amor, cuidado e amizade.

Metodologicamente, Quinze Anos de Amor na República dos Pangolins revisita a história expositiva da Kunsthalle Lissabon, exibindo um artista selecionado por ano de atividade, de 2009 até 2023.

Tematicamente, a exposição celebra os quinze anos de existência da KL, apresentando uma seleção de alguns dos artistas que lá expuseram, ao mesmo tempo que reúne um conjunto de obras que abordam expressões de amor e regeneração, sentimentos muito necessários nos nossos tempos atuais.

Essas formas de amor e regeneração podem manifestar-se de inúmeras maneiras: no carinho entre gerações e na colaboração, na solidariedade entre pares e comunidades, nas ligações profundas com outras formas de vida, nas expressões de amor-próprio e cura, ou ainda nas diversas formas, quase poéticas, de comunicar e declarar o amor.

Filipa Ramos

Quinta a sábado, das 15h às 19h


Ficha técnica:

Artistas: Ad Minoliti, Amalia Pica, Daniel Gustav Cramer, Flora Rebollo, Gabriel Chaile, Haris Epaminonda, Irene Kopelman, Jonathas de Andrade, Luís Lázaro Matos, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Mounira Al Solh, Nuno Sousa Vieira, Sheroanawe Hakihiiwe, Sol Calero, Teresa Solar e Wilfredo Prieto

Curadoria de Filipa Ramos

Local: