Reabertura total do Museu de Lisboa
O Museu de Lisboa – Palácio Pimenta reabre a 12 de setembro o primeiro piso da exposição de longa duração. Após um longo processo de remodelação do edifício, de atualização da informação e com novas peças, o Museu volta a poder ser visitado na sua totalidade, alargando os horizontes da cidade e mostrando a sua evolução urbanística, social e cultural até ao final do século XX. Neste dia e para assinalar a inauguração, o acesso é gratuito, a partir das 18H.
Através de peças tão variadas como maquetas, gravuras, pinturas, fotografias, mobiliário e azulejos, testemunhos de uma história de que alguns ainda têm memória, são contados novos capítulos de uma narrativa nunca terminada, sobre a construção desta cidade que todos os dias se transforma por quem a habita e a visita.
O impacto que Lisboa teve no fenómeno global da escravatura e o papel da Inquisição, instituição que percorre mais de 3 séculos da história da cidade e que está muito representada na iconografia de Lisboa, são duas das temáticas em evidência nas novas salas. Novidade, também, são as salas dedicadas ao século XX. Para além de ser dado destaque à Primeira República como momento fundador do país que hoje somos, apresentam-se, pela primeira vez, duas salas dedicadas à expansão urbanística da cidade durante o Estado Novo, lembrando grandes obras como a ponte sobre o Tejo, o aeroporto e a rede de metro. A nova exposição de longa duração termina com a mais recente alteração de fundo da cidade, a Expo’98.
Local: