Sábados em família
em novembro
Em setembro, a Cinemateca Júnior apresenta:
A Casa Fantasma
de Gil Kenan | dobrado em português | M/12
Vivendo nos subúrbios da cidade, um rapaz descobre que a casa vizinha, de fachada meio arruinada, guarda segredos perigosos, pois tudo o que é lançado para o quintal desaparece misteriosamente. Quando uma amiga também desaparece, o rapaz, com outro amigo, tenta encontrá-la. Descobrem, assustados, que a casa “fantasma” está “viva”! Um filme que combina aventura e humor com doses generosas de suspense, fantástico e medo, e que nos traz à memória os clássicos de aventuras juvenis dos anos 80.
2 nov: 15h
Katia e o Crocodilo
de Vera Simková | legendado em português | M/6 | Sessão descontraída
Um rapaz confia a Kátia os animais da sua escola, que se comprometeu a guardar durante as férias: dois coelhos; um macaquinho; um estorninho palrador; ratinhos brancos; uma tartaruga e um crocodilo bebé. Mas a banheira transborda, o crocodilo foge, o pássaro voa. Todos os animais se espalham pela cidade e no seu encalço parte uma multidão em perseguição delirante. Que aventura!
9 nov: 15h
Sessão Prémio Mário Ruivo
Esta sessão será composta pelos filmes premiados na 4ª edição do Prémio Mário Ruivo — Gerações Oceânicas, este ano com o tema O Oceano e as alterações climáticas. O Prémio Mário Ruivo galardoa anualmente filmes de curta-metragem (até sete minutos) sobre a importância do oceano, feitos por jovens portugueses com idades entre os 14 e os 21 anos, individualmente ou em equipas (para saber mais, consultar www.premiomarioruivo.pt).
Entrada livre mediante levantamento de bilhetes 30 minutos antes da sessão
16 nov: 15h
A Visita
de Virgínia Silva
Na Cidade Vazia
de Maria João Ganga | M/6
Angola 1991. Um grupo de crianças cujos pais foram vítimas da guerra civil, segue num avião à guarda de uma freira, rumo à capital, Luanda. Uma delas é o pequeno N’dala, de 11 anos, que se afasta do grupo, determinado a voltar à sua terra natal, Bié. Enquanto o procuram, N’dala vai deambular sozinho pela cidade que não conhece, procurando sobreviver. Em NA CIDADE VAZIA, vamos acompanhar a sua vagabundagem e descobrir a cidade de Luanda e as vidas das pessoas com quem N’dala se vai cruzando. Em complemento, exibe-se A VISITA, filme de animação de um conjunto, pioneiro e com
propósitos de educação política, realizado por Virgínia Silva para a televisão pública de Angola imediatamente após a independência. A sessão integra também o Ciclo “Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Angola”
23 nov: 15h
Harold, Neto Mimado
de Fred C. Newmeyer | legendado em português | M/6 | Sessão acompanhada ao piano por Catherine Morisseau
GRANDMA’S BOY estreou em Portugal no cinema Tivoli, no primeiro ano de atividade deste (segundo consta, a 12 de dezembro de 2025). É a primeira longa-metragem “de” Harold Lloyd que, entre 1913 e 1922, tinha feito rir em largas dezenas de curtas-metragens como era norma na época. Neste filme, Harold é o costumeiro rapaz exemplar, mas tímido e incapaz de se defender dos abusos dos rufias. Com a ajuda da avó, vai ter de ganhar coragem para enfrentar não só o rival que disputa a rapariga que ama, mas também o vagabundo delinquente que ameaça a sua pacata cidade.
30 nov: 15h
Local: