O Meu Bairro a Pé
Santa Clara e Lumiar
Em novembro o programa O Meu Bairro a Pé continua a explorar o território de Santa Clara e do Lumiar.
SANTA CLARA
9 novembro, 10h
CAMINHADA CULTURAL
(percurso com 7 Km e duração estimada de 150 minutos. Grau Dificuldade: Moderado)
Da Azinhaga da cidade ao jardim de Santa Clara
Percorrendo lugares como o Parque Oeste, o bairro dos Sete Céus, a quinta de São Gonçalo, a Torrinha, a Ameixoeira e a quinta de santa Clara, esta caminhada cultural levar-nos-á à descoberta da história e da cultura desta freguesia no termo de Lisboa.
Ponto de Encontro: saída do metro da Ameixoeira
10 novembro, 10h30
ITINERÁRIO MEMÓRIAS
Lisboa acaba aqui! Limite da cidade entre os aviões e o Bairro Sete Céus
Em 1903 era aqui que acabava a cidade de Lisboa, entre a Estrada do Forte da Ameixoeira e a Estrada do Pisa-Pimenta. Uma viagem para descobrir como a cidade e as suas populações se adequaram às grandes mudanças da capital.
Percurso que inclui uma visita à galeria a céu aberto no espaço do antigo Cine Estrela, no Campo das Amoreiras, onde o artista plástico Trauma 21 se encontra a concluir uma obra de graffiti em tempo real. Termina na Rua Raúl Rego onde está sedeada a Associação Moradores do PER 11, promotora de um pequeno mercado local.
Ponto de Encontro: Igreja de São Bartolomeu da Charneca – Largo Defensores da República 13
12 novembro, 15h
VISITA GUIADA
Lugares de Passagem: Do Campo das Amoreiras ao centro de refugiados JRS (Visita à Quinta Alegre; miradouro para o Aeroporto; centro de refugiados)
A Charneca de São Bartolomeu, pela sua localização no termo de Lisboa, sempre foi um lugar privilegiado para observar as mudanças sociais ao longo do tempo, desde as viagens do Rei Dom João V e do patriarca Tomás de Almeida a caminho de Mafra e Santo Antão do Tojal, aos milhares de passageiros que passam pelo Aeroporto Humberto Delgado e aos novos e velhos lugares de migrantes. Nesta caminhada venha visitar as memórias destes lugares de passagem.
Ponto de Encontro: Campo das Amoreiras (ao coreto)
16 e 23 novembro, 14h30
ITINERÁRIO MEMÓRIAS
Ameixoeira do mar, rural e urbana: da pré-história ao século XXI, um território em contínua evolução
Partindo do Largo do Ministro, onde se encontram vestígios fósseis, e atravessando a rua direita à Ameixoeira, é possível reconstruir o crescimento e a evolução do bairro, passando por quintas, construções de génese ilegal e habitações sociais. Ao longo do percurso haverá uma paragem para ouvir fado numa associação do território e uma degustação de comida intercultural preparado por moradores.
Ponto de Encontro: Largo do Ministro
LUMIAR
12 novembro, 15h
VISITA COMENTADA
Parque Botânico do Monteiro-Mor – Museu do Traje
O Museu Nacional do Traje reúne uma coleção de indumentária e acessórios de traje nacional e estrangeiro, desde o século XVIII à atualidade. O Museu está instalado numa antiga quinta de recreio setecentista – o Palácio Angeja-Palmela, cuja área verde conhecida como Parque Botânico do Monteiro-Mor está aberta ao público.
Encontro: Largo Júlio Castilho
21 novembro, 15h
VISITA COMENTADA
Solar da Nora
A Biblioteca Orlando Ribeiro é um dos equipamentos de referência em Telheiras. Inaugurada em 2003, resulta da adaptação do Solar da Nora, datado do século XVIII, ao qual foi acrescentado um edifício construído de raiz. A visita evoca as várias épocas deste complexo, desde a sua origem rural até ao presente.
Encontro: Biblioteca Orlando Ribeiro
22 novembro, 10h30
VISITA COMENTADA
Colégio Manuel Bernardes – Quinta dos Azulejos
A Quinta dos Azulejos, atual Colégio Manuel Bernardes, brinda-nos com o seu extraordinário e incontornável jardim rococó, onde o azulejo se afirma como elemento dominante cobrindo colunas, bancos, alegretes ou arcos. Com os seus painéis religiosos e profanos, a presença da mitologia ou a marca de Watteau, este é um espaço único que vale a pena conhecer.
Encontro: Largo Padre Augusto Gomes Pinheiro – junto à entrada principal do colégio
26 novembro, 15h
VISITA COMENTADA
Museu Nacional do Teatro e da Dança
Instalado num solar de veraneio setecentista, inserido na Quinta do Monteiro-Mor/Quinta do Marquês de Angeja, o Museu Nacional do Teatro e da Dança foi inaugurado em 1985. O seu espólio documenta a evolução do teatro em Portugal, nos séculos XIX e XX, com destaque para maquetas de cenários, trajes, adereços de cena, figurinos e fotografias.
Encontro: Estrada do Lumiar 10
6 dezembro, 10h30
VISITA COMENTADA
Igreja de São João Baptista
Erguida no século XIII em terras de D. Afonso III, a Igreja paroquial de São João Batista do Lumiar encontra-se intimamente ligada ao culto de Santa Brígida. Além da sua arquitetura, marcada por diversos estilos, também os azulejos de Oliveira Bernardes ou a pintura de Benvindo Ceia são um convite a conhecer este templo, marco significativo da herança cultural e religiosa em Portugal.
Encontro: Largo São João Baptista (junto à entrada principal da igreja)
10 dezembro, 15h
VISITA COMENTADA
Museu Sporting – Estádio
Inserido no Estádio José Alvalade, o Museu Sporting retrata a identidade e a memória do clube, desde a sua fundação em 1906 até aos dias de hoje, constituindo um espaço de partilha aberto a todos aqueles que pretendam explorar e conhecer a sua história.
Encontro: Rua professor Fernando da Fonseca – Entrada pela Porta 1 ou rampa de acesso à Praça centenário – Pelo parque de estacionamento do estádio ( -1 e -2) a entrada é feita pela porta B
Informações e marcações: T.218 170 593 / visitas.comentadas@cm-lisboa.pt
Local: