Festival Triste para Sempre
2024
A 5.ª edição do festival que traz a tristeza para o grande ecrã e que explora este sentimento pesado nas suas várias dimensões acontece, este ano, em dois espaços distintos da capital: Cinema Fernando Lopes e Fórum Lisboa.
O programa, que aposta no cinema independente e de autor, é composto sobretudo por curtas-metragens que competem pelos prémios Lágrima Nacional e Lágrima Internacional. Compõem as duas secções competitivas 38 curtas-metragens que abordam temas como saúde mental, fantasia, animação, nostalgia, morte e solidão.
estaque para a exibição das curtas: Natureza Humana, de Mónica Lima, vencedora do Grande Prémio da competição oficial do 27.º Regard – Festival Internacional de Curta-Metragem de Saguenay, no Canadá; Heitor sem Nome, de Vasco Saltão; e ainda Aplauso, de Guilherme Daniel, distinguida no festival Caminhos, em 2023. O evento conta também com duas longas-metragens nacionais fora da competição: Alma Anciana, de Helen Esther Aschauer e Fábio Mota, e Os Demónios do meu Avô, de Nuno Beato.
Mais informação aqui
Local: