Espólio de Fernando Lemos
Esta exposição apresenta uma seleção de documentação do espólio de Fernando Lemos doado à Biblioteca de Arte, com realce para a que respeita à sua experiência no Japão.
No final de 1962, Fernando Lemos (Lisboa, 1926 – São Paulo, 2019), pintor designer, fotógrafo, poeta, professor, partiu de São Paulo, onde vivia desde a década de 1950, rumo ao Japão.
Em meados desse ano, o artista solicitou à Fundação Calouste Gulbenkian uma bolsa de estudos para realizar uma estadia de trabalho no Japão. Essa estada de seis meses, que influenciou decisivamente a sua prática criativa, coincidiu com a participação do artista no Pavilhão do Brasil na 5th Tokyo International Trade Fair Exhibition, cabendo-lhe o desenho gráfico dos interiores e dos materiais distribuídos.
A exposição apresenta uma seleção de documentos do espólio de Fernando Lemos, doado à Fundação em 2023, com especial enfoque naqueles que se relacionam com as suas estadias e trabalhos no Japão.
Juntamente com este núcleo, mostram-se também alguns livros e revistas com a responsabilidade gráfica ou ilustrados por Lemos, editados em Portugal e no Brasil, e livros oferecidos por amigos seus, com dedicatórias.
Quarta a segunda, das 10h às 18h
Local: