King Size

Sónia Baptista

teatro
6 junho a 15 junho 2025
qua: 20h; qui: 20h; sex: 21h; sáb: 19h; dom: 16h
Sala Estúdio Valentim de Barros
King Size
Este espetáculo parte da teoria de performatividade de género de Judith Butler, que postula a masculinidade como uma performance de género, e dos legados históricos das representações travestis ou crossdressing nas artes performativas ocidentais e orientais.
Esta obra procura confrontar os dispositivos de criação e dramaturgia de performances drag contemporâneas com os códigos rígidos de representação de género, na dança e no teatro tradicionais, evidenciando a diferenças entre o que é natural e o que é construção cultural ou cénica.
O drag subverte os papéis de género, reforçando os aspetos teatrais dessas interpretações, mas é também uma forma de crítica social e um meio de expressão artística. Os shows drag king/queer – e o que se pode chamar de masculinidade espetacular – permitem rever a encenação da masculinidade e questionar o que é a performance de género?

Ficha técnica:

AADK PORTUGAL com Teatro Nacional D. Maria II. Sónia Baptista, direção; Ana Libório, Crista Alfaiate, Joana Levi, Paloma Calle, Vânia Doutel Vaz e convidados, interpretação.


12 € - preço normal (ver descontos aplicáveis)

Local: