Claquete – Ciclo de Cinema

Gastronomia no cinema

cinema
13 fevereiro a 3 abril 2025
Atmosfera M
Claquete – Ciclo de Cinema

A gastronomia é o tema central dos seis filmes que integram o programa da 3.ª edição de Claquete – Ciclo de Cinema, iniciativa promovida pelo Montepio Associação Mutualista.

A primeira sessão, a 13 de fevereiro, conta com uma novidade: um showcooking, pelo chef Miguel Gameiro, que guia os presentes pelos pratos representativos dos países dos filmes que integram este ciclo, provenientes de países como EUA, Índia, Alemanha, Itália, Japão ou Reino Unido.

Programa:

13 fevereiro: 18h30

O Chef (EUA, 2014)

De Jon Favreau, com Jon Favreau, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Dustin Hoffman, John Leguizamo, Sofia Vergara

Quando Carl Casper decide, de forma impulsiva, despedir-se da função de Chef de um conceituado restaurante de Los Angeles, por se recusar a abdicar da sua liberdade criativa, acaba por ir parar a Miami onde, juntamente com a ex-mulher, o amigo Martin e o seu filho, decide abrir um novo negócio de restauração: uma roulotte de venda de comida. Carl faz-se assim à estrada, de regresso às suas raízes, para tentar reacender a paixão pela cozinha e o entusiasmo pela vida e pelo amor.

20 fevereiro: 18h30

A Lancheira (Índia, 2013)

De Ritesh Batra, com Nimrat Kaur, Nawazuddin Siddiqui, Irrfan Khan

Os “dabbawalas” da cidade de Bombaim, Índia, são uma comunidade de mais de cinco mil entregadores de “dabbas” (lancheiras). Eles levam aos escritórios as refeições quentes vindas das cozinhas das donas de casa e regressam mais tarde, com elas vazias, para as devolver às respetivas casas. É uma profissão hereditária e a entrega é feita por analfabetos que usam um complexo sistema de código de cores e símbolos para entregá-las aos seus devidos donos. Um estudo da Universidade de Harvard, nos EUA, demonstrou que apenas uma em cada quatro milhões de lancheiras é extraviada e entregue na morada errada. Saajan é um contabilista viúvo e muito solitário, que todos os dias se esforça para iniciar os seus dias. Ila, por seu turno, é uma jovem mulher desprezada que deseja reconquistar o marido e que, com amor e dedicação, lhe cozinha os pratos mais saborosos, certa que ele voltará a amá-la. Certo dia, devido a um fatídico erro de troca de lancheiras, Saajan recebe a refeição que Ila cuidadosamente preparou para o marido.

27 fevereiro: 18h30

Soul Kitchen (Alemanha, 2009)

De Fatih Akin, com Moritz Bleibtreu, Birol Ünel, Adam Bousdoukos

A vida de Zinos Kazantsakis já conheceu melhores dias: além de uma contusão na coluna, que o deixa quase incapacitado e da sua namorada Nadide o ter abandonado para ir viver para Xangai, o seu restaurante “Soul Kitchen” está à beira da ruína desde que o novo chef tomou o comando da cozinha. Desesperado, decide deixar o negócio a cargo do irmão Illias, recém-saído da prisão, e seguir o coração, que lhe diz para recuperar o seu amor. Mas ambas as decisões se revelam desastrosas. Uma comédia sobre o prazer da partilha, da amizade e da gastronomia.

20 março: 18h30

Quanto Basta (Itália, 2018)

De Francesco Falaschi, com Vinicio Marchioni, Valeria Solarino, Luigi Fedele

Arturo, um renomado Chef de cozinha com três estrelas Michelin, acaba de sair da prisão por violência e agressão. Obrigado ao serviço comunitário, vai dar aulas de culinária num centro para jovens autistas, onde conhece Guido, que tem síndrome de Asperger e uma grande paixão por cozinhar. Na sua trajetória, ambos terão de superar os seus limites comportamentais. A improvável amizade entre os dois ajudará Arturo a mudar de vida. Será que Arturo e Guido conseguirão superar os seus respetivos limites comportamentais?

27 março: 18h30

Uma Pastelaria em Tóquio (Japão, 2015)

De Naomi Kawase, com Kirin Kiki, Masatoshi Nagase, Kyara Uchida

Em Tóquio, uma septuagenária com mãos deformadas quer trabalhar numa pastelaria que vende dorayaki – uma espécie de panqueca japonesa. O dono da loja, que não é propriamente o maior sucesso da cidade, rejeita-a, até provar a pasta de feijão que ela faz. O filme explora temas como tradição, a simplicidade e o impacto dos pequenos gestos, tudo envolto em doces e sabores do Japão.

3 abril: 18h30

Ponto de Ebulição (Reino Unido, 2021)

De Philip Barantini, com Stephen Graham, Jason Flemyng, Ray Panthaki, Hannah Walters, Izuka Hoyle, Vinette Robinson, Áine Rose Daly, Lourdes Faberes, Malachi Kirby, Gary Lamont

Na noite mais movimentada do ano, num dos restaurantes mais concorridos de Londres, o carismático chef de cozinha Andy Jones caminha no fio da navalha, tentando não sucumbir a uma crise pessoal e profissional que poderá destruir tudo aquilo para que trabalhou. Uma visita inesperada de um inspetor de saúde e segurança alimentar aumenta a pressão sobre o pessoal à medida que mais e mais clientes continuam a entrar.

Sessões: 18h30

Para assistir às sessões deve enviar um e-mail para: atmosferam.lisboa@montepio.pt, com indicação da sessão e nome do acompanhante


Local: