De Mary para Mary

Maria do Céu Guerra e Rita Lello

teatro
15 fevereiro a 8 março 2025
sáb: 20h30
Teatro Cinearte
De Mary para Mary

A peça, da autoria da espanhola Paloma Pedrero, versa sobre a vida e obra de Mary Wollstonecraft (1759-1797), autora do percursor A Vindication of the Rights of Woman (1792), muito provavelmente o primeiro tratado feminista do mundo. No texto, Mary está prestes a morrer de febre puerperal e dirige-se à filha recém-nascida para lhe contar as vicissitudes de uma vida pessoal muito pouco convencional à época e que, naturalmente, acabou por ensombrar a importância da sua obra.

Como lembra Maria do Céu Guerra, que dirige o espetáculo, e com Rita Lello assina a dramaturgia, Mary Wollstonecraft “escreveu muito, fez conferências, deixou um livro sobre a condição feminina por acabar, Maria ou os erros da mulher, casou três vezes [e] teve duas filhas”, sendo que “a última delas é a bebé a quem se dirige” na peça, e que, feita mulher ficaria imortalizada na história da literatura ocidental como Mary Shelley, autora de um dos romances mais populares (e extraordinários) de sempre, Frankenstein. FB

Ficha técnica:

A partir de Paloma Pedrero. Rita Lello e Maria do Céu Guerra, versão cénica; Maria do Céu Guerra, encenação; Rita Lello, interpretação.

Local: