Juntas Hacemos +

A 2.ª Edição do Festival Internacional de Graffiti Feminino Juntas Hacemos + conta uma vez mais com o apoio da embaixada do México.
Desta vez será realizado no Largo da Revista Militar, em Benfica, e foram selecionadas 43 artistas em 115 candidaturas, de países como Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Finlândia, França, Geórgia, Irlanda, Itália, México, Portugal, Polónia, Reino Unido e Venezuela.
O Festival Juntas Hacemos + (Juntas fazemos mais), conta com o impulso de mulheres artistas mexicanas, e tem como objetivo contribuir para o intercâmbio multicultural entre mulheres no universo do graffiti e da arte urbana, estabelecendo ligações e conexões que promovem o empoderamento feminino.
A intervenção do ano passado realizou-se na zona do Rio Seco, na freguesia da Ajuda, recentemente alvo de requalificação urbana. A pintura decorreu em três muros, e cobriu aproximadamente uma área de 450 m².
Em 2025, a intervenção artística acontecerá num troço de rua do Largo da Revista Militar, na freguesia de Benfica, abrangendo muros com uma extensão total de 135 metros.
O Festival terá início no dia 24 de abril, às 19h, com uma conversa aberta ao público na Casa do Comum, centrada no papel das mulheres na arte urbana – um espaço de diálogo, reflexão e partilha de experiências. Os dias 25 e 26 de abril serão dedicados à intervenção artística nos muros pelas artistas participantes, cujas obras serão inauguradas no dia 26 de abril.
No dia 27 de abril, será aberta ao público uma exposição gráfica de postais com obras das artistas que, embora não tenham podido estar presentes fisicamente em Lisboa, contribuíram com a sua arte para o espírito do festival, e haverá entrega de certificados de participação no Teatro Turim. Previamente, nesse mesmo dia as artistas personalizarão skates (local a definir), que posteriormente integrarão uma exposição especial no âmbito do Festival Muro (em maio).
Local: Largo da Revista Militar (Benfica)
Local: