Haverá Eleições. 1975, as Primeiras Eleições Livres em Portugal

Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, recorda a importância deste momento:
A 25 de abril de 1975, um ano após o derrube da ditadura, realizam-se as primeiras eleições livres, por sufrágio direto e universal. São as mais concorridas e participadas eleições da história da democracia portuguesa, com uma afluência de 92% dos cidadãos recenseados. Estas eleições conferem uma nova legitimidade aos partidos políticos e aos defensores da via democrática parlamentar, possibilitando a convocação de uma Assembleia Constituinte, responsável pela elaboração da Constituição Portuguesa de 1976. Estas eleições constituem um momento central da história da construção da democracia portuguesa.
A exposição Haverá Eleições. 1975, as Primeiras Eleições Livres em Portugal na Fundação Calouste Gulbenkian é acompanhada pela reabertura do espaço museológico do Posto de Comando da Pontinha, para além de outras iniciativas como a escuta coletiva de «… e temos o povo…», uma gravação inédita do dia 25 de abril de 1974, e vários projetos dirigidos aos jovens, como a campanha digital #TensPoder. A par destas iniciativas, dezenas de eventos culturais promovidos pelo programa Arte pela Democracia percorrem país, reforçando o papel da arte na preservação da memória e na promoção da participação cívica.
Quarta a segunda, das 10h às 18h
Local: