Entre Guerras
Das invasões Napoleónicas à Primeira Guerra Mundial

O que pode a música fazer em torno da guerra e da violência? Exaltar, lamentar, consolar. As perspetivas variam conforme os tempos e os autores. A 21 de junho de 1813, o marquês de Wellington, Arthur Wellesley, dirigiu as vitoriosas tropas britânicas e ibéricas na batalha que ocorreu no País Basco espanhol. Esta derrota francesa inspirou Beethoven (1770-1827) a escrever uma obra musical que humilhasse o imperador francês, Napoleão Bonaparte. Beethoven expandiu a orquestra até à centena de músicos, incluindo na partitura a indicação precisa para o disparo de canhões. A primeira parte descreve uma batalha e opõe a melodia Rule Brittania à canção popular francesa Malbrough s’en va-t-en guerre.
Na segunda parte, pode ouvir-se o hino God Save the King. O programa inclui ainda uma obra do francês Charles Gounod (1818-1893) e outra do compositor inglês Edward Elgar (1857-1934).
Programa
Ludwig van Beethoven Wellingtons Sieg, op.91
Charles Gounod Gallia
Edward Elgar The Spirit of England, op. 80
Ficha técnica:
Direção musical - Antonio Pirolli
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro titular do coro - Giampaolo Vessella
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Soprano - Susana Gaspar
20 €
Local: