Caligrafia Japonesa
Workshop no Museu do Oriente
Kakizome é a primeira caligrafia do ano. No segundo dia de Janeiro, os que observam a tradição usam pincel e tinta para escrever algo auspicioso. Uma resolução de ano novo ou um verso de poesia evocativo da data.
A palavra “kakizome” é escrita com os caracteres “escrever” e “primeiro”. No Japão, é comum as escolhas organizarem um evento especial de caligrafia no início de Janeiro, intitulado kakizome taikai. Organizados por ano ou classe, um a seguir ao outro, os alunos juntam-se no ginásio da escola e dispõem os seus materiais no chão, todos na mesma direcção, e utilizam um pincel espesso, especial para a ocasião.
Esta sessão procura recriar o espírito do kakizome, convidando os participantes a saudar o novo ano com um exercício de caligrafia em torno de uma mensagem auspiciosa.
Considerada uma das artes mais tradicionais do Japão, a caligrafia [SHODŌ] é também uma das mais antigas. Foi introduzida no país vinda da China, A escrita dos ideogramas foi introduzida no Japão vinda da China, no século V. Desde logo, o gosto e admiração por esta requintada escrita como uma forma de arte também cultivados, na senda da influência chinesa.
Yuko Kase é docente do curso da Língua Japonesa, na Universidade Católica, FCH, Instituto de Estudos Orientais, onde ensina língua e cultura japonesas.
Local: