ABECEDÁRIO
Festival da Palavra 2020
Escritores (José Luís Peixoto, Afonso Cruz, Patrícia Portela, Gonçalo M. Tavares) fadistas (Hélder Moutinho, Ricardo Ribeiro, Lina, Marco Rodrigues, Sonia Shirsat), ilustradores (Nuno Saraiva), jornalistas (Francisco Sena Santos, Nuno Pacheco, Rui Miguel Abreu, Mirna Queiroz, Sara Belo Luís,) ou ensaístas (Miguel Real), dão rosto e voz a um evento que pretende divulgar e promover as livrarias de rua, valorizar a língua e a literatura portuguesas, em paralelo com as ciências humanas, desafiando o público a conhecer com intimismo e informalidade os grandes autores e textos da literatura portuguesa e estrangeira.
ABECEDÁRIO é uma iniciativa da Cabine de Leitura, uma rede de micro bibliotecas surgidas em 2014 na Praça de Londres, em Lisboa, numa antiga cabine telefónica de 1910, que visa estreitar laços comunitários, exercitar a cidadania e fomentar a leitura sobretudo junto dos mais novos, assente na confiança, no voluntariado e na partilha. Actualmente existem mais de 50 Cabines de Leitura espalhadas pelo país.Fazem, ainda, parte deste projeto diversas livrarias independentes, de rua, nascidas em anos diferentes, com públicos heterogéneos, mas partilham objetivos similares e sentem problemas idênticos.
O evento promete homenagear uma palavra diferente todos os anos. A segunda edição, é dedicada à palavra Fado.
As atividades decorrem nas livrarias Barata, Ler Por Aí, Tigre de Papel, Tinta nos Nervos, Menina e Moça. E ainda na Cabine de Leitura (Praça de Londres, 10), Mercado de Alvalade, Stolen Books.
Local:
Livraria Tigre de Papel
geral@tigrepapel.pt
Segunda a sexta: 10h-20h
Sábados e domingos: 10h-18h