O grande tratado de encenação
Trilogia da Juventude
Em 1962, António Pedro escreve Pequeno Tratado da Encenação, uma obra que terá um significativo impacto no teatro português do seu tempo, em particular entre o teatro de amadores – e entre a geração estará na charneira da formação do teatro independente em Portugal, na medida em que descobrem ali um manual para a construção de um teatro de exigência artística. Pedro introduz em Portugal uma discussão estruturante para a aventura do teatro de arte europeu – a defesa da encenação como um discurso organizador do espetáculo e como um dispositivo revelador de uma visão única e autoral. “Que se pretende com este livrinho? Em primeiro lugar explicar (senão justificar) a atividade autêntica do encenador como “realizador de teatro” que efetivamente é. Em segundo lugar, explicar em que consiste esse ofício, de que instrumentos dispõe para ele, e como poderá deles servir-se para o fazer”, explicava o autor no “Prefácio”. Contudo, este projeto de teatro – e de país – face aos ditames do regime fascista em Portugal, ia ficando restrito a uma pequena elite culta e informada – e, em rigor, foi sendo adiado até ao 25 de Abril de 1974.
TEP
Os espetáculos realizam-se de 11 a 14 de outubro e a 27 de outubro
Ficha técnica:
TEP - Teatro Experimental do Porto. Gonçalo Amorim e Rui Pina Coelho, texto; Gonçalo Amorim, encenação; Catarina Gomes, Paulo Mota e Sara Barros Leitão, interpretação.
12 € - preço normal
6 € - quintas-feiras e com descontos aplicáveis
Local: