As estreias da semana
A partir de 2 de julho nos cinemas
As estreias de cinema regressam às salas de Lisboa. A partir de 2 julho destaque para Faz-me Companhia, primeira longa-metragem do realizador português Gonçalo Almeida, A Verdade do japonês Hirokazu Koreeda, com Catherine Deneuve e Juliette Binoche nos papéis principais, e O Paraíso, Provavelmente, realizado e interpretado por Elia Suleiman.
Faz-me Companhia
De Gonçalo Almeida, com Cleia Almeida, Filipa Areosa
POR, 2020, Cores, 82 min.
A primeira longa-metragem de Gonçalo Almeida, um thriller psicológico, teve estreia mundial no festival de terror MoteLx, em 2019. A história centra-se em Clara e na sua amante secreta, uma mulher casada, saturada da relação com o marido. As duas vão passar um fim-de-semana no sul de Portugal, numa casa alugada. Entre mergulhos de piscina e banhos de sol, eventos estranhos começam a ocorrer. Um mal misterioso afetará para sempre a relação entre as duas mulheres. O filme conta com Cleia Almeida e Filipa Areosa nos principais papéis e com a participação especial de Eunice Muñoz.
A Verdade
De Hirokazu Koreeda, com Catherine Deneuve, Juliette Binoche, Ethan Hawke
JAP/FRA, 2019, Cores, 106 min, M/12
Fabienne, um ícone do cinema, é a mãe de Lumir, que escreve argumentos em Nova Iorque. A publicação das memórias da mãe trazem Lumir de regresso à casa onde cresceu. Mas o reencontro entre mãe e filha depressa se transforma em confronto.
O Paraíso, Provavelmente
De Elia Suleiman, com Elia Suleiman, Tarik Kopty, Kareem Ghneim
ALE/FRA/Turquia/CAN/Palestina/Qatar, 2019, Cores, 102 min., M/12
Elia Suleiman deixa a Palestina à procura de uma nova pátria. Mas quanto mais se afasta da Palestina, mais os novos lugares, de Paris a Nova Iorque, lhe fazem lembrar o seu país natal. Um conto que explora a identidade, a nacionalidade e a pertença.
Freaks
De Zach Lipovsky, Adam B. Stein, com Emile Hirsch, Bruce Dern, Lexy Kolker
CAN/EUA, 2018, Cores, 104 min., M/14
Um thriller de ficção científica, que conta a história de uma jovem que vive fechada numa casa sob a proteção de um pai paranóico. Quando finalmente consegue escapar, encontra um mundo bizarro e assustador.
Martin Eden
De Pietro Marcello, com Luca Marinelli, Jessica Cressy, Vincenzo Nemolato
FRA/ALE/ITA, 2019, Cores, 129 min., M/14
Nápoles, início do século XX, o jovem marinheiro Martin Eden sonha tornar-se escritor e conquista o amor de uma estudante universitária graças às suas aspirações. No entanto, a certa altura, sente que está a trair as próprias origens. O filme é uma adaptação livre do romance homónimo escrito por Jack London, em 1909. Esteve em competição no Festival de Cinema de Veneza, onde Luca Marinelli arrecadou o Prémio Volpi Cup de Melhor Ator.
Agente Super Secreto
De Ludovic Colbeau-Justin, com Dany Boon, Philippe Katerine, Anne Serra
FRA/BEL, 2020, Cores, 95 min., M/12
Um médico psiquiatra, que precisa de encontrar a sua noiva desaparecida, ajuda um dos seus pacientes a fugir do hospital, uma vez que este diz ser um agente secreto capaz de descobrir o paradeiro da sua amada.
O Rececionista
De Michael Cristofer, com Tye Sheridan, Ana de Armas, Helen Hunt
EUA, 2020, Cores, 90 min., M/14
Durante o turno da noite um jovem rececionista testemunha o assassinato de uma mulher, num dos quartos do hotel. Mas os seus comportamentos pouco éticos acabam por transformá-lo no principal suspeito.