Festival Política
4.ª edição
O Festival Política regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa. A quarta edição deste festival é dedicada ao Ambiente e propõe-se a debater a sustentabilidade, convidando a repensar a sociedade actual e os moldes em que gerimos os ecossistemas. O programa prevê um conjunto de actividades gratuitas como debates, filmes, performances, exposições e espectáculos de música e humor, e convida, mais uma vez, à consciencialização e participação do público, lembrando que o engajamento é fundamental para a saúde da democracia e para uma equilibrada construção da consciência colectiva.
Esta edição inclui pela primeira vez a figura do país-foco, e a escolha recaiu no Brasil, país que estará em destaque em vários momentos da programação, como na actuação da dupla Venga Venga, na performance de Viton Araújo e André Dez Saravá Palavrá ou no debate O que se passa no Brasil?.
A organização destaca, entre a variada programação, o debate A exploração da gente para a exploração da terra, com moderação do Fumaça; sessões de cinema com os vencedores dos Green Film Network Awards e a exibição de Injustiça, o grande vencedor Ambiente da última edição do CineEco, o espectáculo do humorista Diogo Faro também conhecido por Sensivelmente Idiota e a exposição da artista Carolina Maia, que estará patente no São Jorge durante todo o festival.
Apesar da crise pandémica, Bárbara Rosa, co-directora artística do Festival Política reforça que um festival que exalta as liberdades jamais poderia ser suspenso numa época de assinalável enfraquecimento de muitas delas. Através das artes e do debate, este ano a reflexão foca-se no Ambiente tendo em vista, mais uma vez, alcançar o objectivo principal do festival: adubar o pensamento crítico democrático que subjaz à transformação social que o mundo reclama.
O Festival vai também abrir oficialmente a programação do Lisboa na Rua.
Mais informação aqui.
Local:
Cinema São Jorge
Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.