As estreias da semana
A partir de 1 de outubro nos cinemas
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Chega esta semana às salas mais uma obra de João Botelho, O Ano da Morte de Ricardo Reis, adaptação cinematográfica do livro homónimo de José Saramago. Destaque ainda para Farming, de Adewale Akinnuoye-Agbaje, baseado na vida do realizador, relata uma história de sobrevivência que tem como questão central o racismo.
O Ano da Morte de Ricardo Reis
De João Botelho, com Victoria Guerra, Catarina Wallenstein, Luís Lucas, Marcello Urgeghe, Luísa Cruz
POR, 2020, Cores, 129 min., M/14
João Botelho adapta mais uma obra da literatura portuguesa, prestando homenagem a dois grandes escritores: Fernando Pessoa e José Saramago. O cineasta transpõe para o cinema O Ano da Morte de Ricardo Reis, baseado na obra homónima de José Saramago, prémio Nobel da Literatura em 1998. O filme acompanha o regresso a Portugal, em 1936, de Ricardo Reis médico e monárquico, heterónimo de Fernando Pessoa, depois de um exílio de 16 anos no Brasil. O regresso acontece num ano particularmente difícil, o ano do fascismo de Mussolini, do nazismo de Hitler, da guerra civil espanhola e da ditadura de Salazar. É neste contexto tumultuoso que Fernando Pessoa encontra Ricardo Reis. Entre os dois intrometem-se duas mulheres, Lídia e Marcenda, paixões carnais e impossíveis de Ricardo Reis. “Para estar à altura deste notável romance de realismo fantástico decidi filmar a preto e branco (…). E como se trata de Ricardo Reis, invoco os deuses, com letras minúsculas, para que eu possa cumprir bem a tarefa de transpor para o cinema esta notável narrativa de José Saramago.” afirma o realizador.
Farming
De Adewale Akinnuoye-Agbaje, com Leke Adebayo, Ademola Adedoyin, Adejola Adeyemi
GB/EUA/FRA, 2018, Cores, 101 min., M/16
Baseado na história do realizador, acompanha um jovem nigeriano que é entregue pelos pais a uma família britânica com a perspetiva de um futuro melhor. Mas enquanto cresce, a questão racial está sempre presente levando-o a rejeitar a própria cor e aderir a um grupo de skinheads.
Antebellum – A Escolhida
De Gerard Bush, Christopher Renz, com Janelle Monáe, Eric Lange, Jena Malone
EUA, 2020, Cores, 105 min., M/16
Veronica Henley, uma autora bem-sucedida, fica presa numa realidade horrível da qual só conseguirá fugir se descobrir o mistério que a levou até ali.
Uma Sereia em Paris
De Mathias Malzieu, com Tchéky Karyo, Rossy de Palma, Marilyn Lima, Romane Bohringer
FRA, 2020, Cores, 102 min., M/12
Em Paris, fortes chuvadas provocam uma inundação histórica do Sena, bem como misteriosos desaparecimentos. Uma noite, o músico Gaspard Snow é atraído pela voz encantadora de uma jovem e bela sereia ferida. Gaspard tenta salvá-la, o que o leva à maior aventura da sua vida.
Fantasmas da Guerra
De Eric Bress, com Brenton Thwaites, Kyle Gallner, Alan Ritchson, Theo Rossi
GB, 2020, Cores, 94 min., M/16
Cinco soldados americanos, no fim da 2.ª Guerra Mundial, têm como missão guardar um castelo francês. Quado chegam ao local deparam-se com uma força sobrenatural aterradora.
Liga dos Animais Fantásticos
De Reinhard Klooss, com (vozes) José Mata, Sara Prata
ALE/GB/China, 2019, Cores, 89 min., M/6
Um cão e uma gata mimada têm de se unir quando a cidade onde vivem é ameaçada por um robô.