Alice dos Reis
Pálpembrana
A Galeria da Boavista apresenta a primeira exposição individual de Alice dos Reis, Pálpembrana, com curadoria de Sara Antónia Matos e Pedro Faro, continuando assim, um ciclo de várias exposições individuais de artistas emergentes no contexto da arte contemporânea portuguesa.
Segundo os curadores, “esta exposição de Alice dos Reis, onde se mostram várias esculturas, instalações e dois filmes, surge na linha de investigação e reflexão que a artista desenvolveu recentemente na sua tese de mestrado, Slimy Fillings, realizada na Holanda, e que é disponibilizada na exposição através de um booklet. Nessa investigação, a artista elabora sobre a crescente afirmação da estética do cute – em português seria fofinho ou adorável -, na semiótica ocidental contemporânea.
A tese de Alice dos Reis, bem como o trabalho que apresenta, procura analisar a relação entre o cute, ou coisas consideradas cute, com ideias de poder e opressão, investigando, deste modo, a intersecção da estética com as novas tecnologias, com as interacções online, com as políticas de género, a vigilância e o trabalho, propondo o cuteness, em última análise, como uma estética radical.”
Terça a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 17h30, sábado e domingo, das 14h às 18h (última entrada 17h30)
Ficha técnica:
Curadoria de Sara Antónia Matos e Pedro Faro
Local: