Túlio Dek
Beyond the trees
O artista brasileiro Túlio Dek apresenta uma instalação artística no Jardim do Torel que alerta para a destruição massiva do planeta num momento em que este atingiu um ponto de não retorno em determinados setores determinantes das alterações globais.
Ao longo dos três patamares do jardim localizado na colina de Santana, o artista coloca centenas de cepos, de diversas alturas e secções, queimados pelos recentes incêndios de Oliveira de Frades, em Viseu, e da Serra dos Candeeiros, em Porto de Mós. No patamar intermédio do jardim, o lago, que em tempos já funcionou como piscina, será coberto por um corante natural negro, evocando os desastres petrolíferos e a perigosidade dos combustíveis fosseis para a qualidade da água. Sobre este lago, na parede fronteira desenha-se a frase “I can´t stop these tears from falling“. O público será, desta forma, confrontado com um cenário devassador e convidado a caminhar livremente, sem qualquer circuito imposto pelo artista, entre os cepos e o lago.
Um outro momento expositivo, a que o artista chama de “um lugar mais doce e acolhedor”, é composto por uma pequena casa construída em madeira, no interior da qual são disponibilizadas centenas de sementes de árvores e de espécies gramineas (como o trigo e a cevada), as quais o visitante é convidado a levar consigo e a plantar onde entender, registando esse momento nas redes sociais com o hashtag do título da exposição (#Beyondthetrees), de forma a que se possa mapear as novas vidas que vão sendo criadas a partir desta instalação.
Segunda a domingo, das 8h às 20h
Ficha técnica:
Curadoria de Rui Afonso Santos
Local: