Este evento já ocorreu.

Sons e Lugares Viajantes

Concerto-instalação interdisciplinar

música
31 outubro 2020
sáb: 17h
Centro de Inovação da Mouraria
Sons e Lugares Viajantes

A NOVA FCSH, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o projeto A-PLACE anunciam A Sound Place, um concerto-instalação interdisciplinar criado a partir do imaginário multicultural dos sons (viajantes) da Mouraria e respetivas comunidades locais, mediados pela música contemporânea. O objetivo desta atividade é promover a ideia de sons “viajantes”, que não conhecem fronteiras, e assumem frequentemente o estatuto de “memórias partilhadas” e emoções associadas aos lugares de origem ou outros. O som pode transformar um espaço estranho num lugar comunitário. A paisagem sonora é hoje um sintoma da multiculturalidade de uma sociedade contemporânea em rápida transformação. O som modela o espaço e pode transformá-lo num lugar aprazível ou desconfortável. Mudar a paisagem sonora pode transformar para sempre a experiência de um lugar.

A instalação-concerto é um evento integrado no programa de atividades do projecto APLACE, e terá lugar no Centro de Inovação da Mouraria, com transmissão simultânea através do YouTube da Associação Lisboa Incomum. O projeto contou com uma parceria com a Classe de Composição da Escola Superior de Música de Lisboa. Foi constituído um coletivo de compositores/as portugueses/as emergentes, selecionados pelos responsáveis do projeto A-PLACE, que colaborou na criação de obras originais sobre o conceito de ‘lugar’ e seus múltiplos significados, com recurso a instrumentos acústicos e eletrónicos.

A última obra do concerto, Hermes, da autoria de João Quinteiro (compositor e investigador no CESEM, NOVA FCSH, Universidade Nova de Lisboa) será transmitida a partir do Lisboa Incomum, dado que necessita de equipamento especializado que permite uma escuta 360º do som do saxofone através de técnicas de captação binaural. Mais informação aqui.

Local: