As estreias da semana
A partir de 17 de dezembro nos cinemas
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Chegam, esta semana, às salas a sequela de Mulher- Maravilha, Primeiro Amor do incontornável Takashi Miike e Malmkrog, um tableau vivant de Cristi Puiu, erguido numa imponente casa de campo na Transilvânia do final do século XIX e por fim um documentário sobre o arquiteto do Renasciento, Andrea Palladio.
Mulher Maravilha 1984
De Patty Jenkins, com Gal Gadot, Chris Pine, Kristen Wiig
EUA/Coreia do Sul/ESP, 2020, Cores, 151 min., M/12
Na sequela do filme de 2017, a Mulher-Maravilha avança para os anos 80 onde vai ter de enfrentar dois novos inimigos: Max Lord e The Cheetah.
Primeiro Amor
De Takashi Miike, com Masataka Kubota, Nao Omori, Shota Sometani
JAP/GB, 2019, Cores, 108 min., M/16
Uma odisseia noturna onde os apaixonados Leo e Monica se vêm perseguidos por um polícia corrupto, um Yakuza, o seu némesis, e uma assassina enviada pelas tríades chinesas. Em exibição exclusiva no Cinema Ideal.
Malmkrog
De Cristi Puiu, com Frédéric Schulz-Richard, Agathe Bosch, Marina Palii
SUE/ROM/SUI/Bósnia/Sérvia/Macedónia, 2020, Cores, 201 min., M/12
Inspirado no texto Os Três Diálogos e o Relato do Anticristo (1915), do filósofo russo Vladimir Soloviov, este drama de época desenrola-se em torno de um grupo loquaz da elite social composto por um general, um nobre, um político e várias senhoras da aristocracia. O grupo conversa sobre o Bem e o Mal, sobre Deus e a humanidade, sobre a ciência e a guerra, enchendo as salas sumptuosas da mansão de reflexões detalhadas que criam uma mise-en-scène austera e eloquente. Em exibição exclusiva no Cinema Nimas.
Palladio: O Espectáculo da Arquitectura
De Giacomo Gatti, com Marine Butera, Mara Carla Cavallaro, Andrea Crociani
ITA, 2019, Cores, M/6
Documentário sobre Andrea Palladio, grande arquiteto veneziano, um dos gigantes do Renascimento. Com foco na região do Veneto, entre Vicenza, Veneza e o campo trevisano, o filme alarga os horizontes até aos Estados Unidos, onde, desde a Bolsa de Valores de Nova Iorque à Casa Branca, descobre-se que Palladio está por toda a parte. Uma viagem através de quatro grandes temas: A modernidade do ango; A arquitetura do poder; A cidade e a ideia e A aldeia como imitação da natureza. Em exibição exclusiva no UCI Cinemas – El Corte Inglés.