Este evento já ocorreu.

MOTELx 2021

15.ª edição

cinema
7 setembro a 13 setembro 2021
vários locais
MOTELx 2021

O MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa chega à 15.ª edição e como é habitual promete aterrorizar todos os que queiram assistir às muitas sessões de cinema programadas.

Numa época em que o cinema de terror tem vindo a ganhar espaço na produção cinematográfica e um aumento de público, o festival apresenta uma programação onde as mulheres são protagonistas, com uma seleção de filmes feministas: Black Medusa, de Ismaël e Youssef Chebbi ou Violation, de Madeleine Sims-Fewer e Dusty Mancinell, ambos influenciados pelo movimento #metoo. As mulheres são ainda protagonistas da retrospetiva Fúria Assassina – Mulheres Serial Killer.

A abertura do festival faz-se com The Green Knight, protagonizado por Dev Patel, onde o realizador David Lowery propõe uma releitura da lenda arturiana de Sir Gawain através de uma aventura misteriosa e assustadora. Destaque ainda para as longas: Um Fio de Baba Escarlate, do português Carlos Conceição, a história de como a vida de um serial killer, em Lisboa, é abalada por um incidente inesperado que o transforma numa estrela das redes sociais; e para The Sadness, uma produção tailandesa realizada pelo canadiano Rob Jabbaz, que tem como personagem principal uma pandemia que leva à insanidade geral da sociedade e a uma violência extrema.

Fúria Assassina – Mulheres Serial Killer é o título perfeito para a retrospetiva onde os psicopatas são exclusivamente mulheres ao contrário do que costuma acontecer tanto no cinema como na vida real. São exibidos o biopic de Erzsébet Bathory, A Condessa Sangrenta, realizado por Julie Delpy; Monster, sobre a mais famosa assassina norte-americana, protagonizado e realizado por Charlize Theron; o filme choque Baise-Moi, de Virginie Despentes e Coralie Trinh Thi; o ritualístico e desconcertante Audition, de Takashi Miike e a sátira da mãe puritana de John Waters, Serial Mom, com Kathleen Turner no papel principal.

Os 60 anos da Guerra Colonial são assinalados no Motelx na secção Quarto Perdido, sob o título O Coração das Trevas Português – A Trilogia (Inacabada) do Ultramar. Aqui revisita-se o trabalho da dupla Tino Navarro e Joaquim Leitão que resultou num tríptico, inacabado, assente em três tempos: Inferno (1999), passado no pós-guerra com veteranos, Purgatório (2006), a decorrer num quartel em África durante um bombardeamento e Paraíso, o capítulo ainda por fazer, em torno de jovens na véspera do seu alistamento.

Lobo Mau, a secção dedicada aos mais novos, regressa em 2021 com uma programação menos assustadora que a restante. A Viagem de Chihiro, obra-prima de Hayao Miyazaki, vencedora do Óscar de Melhor Filme de Animação e que celebra 20 anos, é um dos filmes programados. Também os Sustos Curtos, que tiveram uma pausa em 2020, estão de volta com uma compilação de filmes de vários países, em que o terror dá a conhecer o seu lado mais divertido. Entreter, formar e proporcionar experiências educativas continua a ser o foco desta secção que liga o universo infantil ao universo do cinema de terror.

Programação aqui

Local:

Cinema São Jorge

cinema, equipamento municipal
Avenida da Liberdade, 175 213 103 400 http://cinemasaojorge.pt

Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.