O Cinema de Vichy – A França Ocupada (1940-44)
Os franceses referem-se ao período da Segunda Guerra Mundial como “a Ocupação” (setembro de 1939 a junho de 1940). Durante o período da ocupação alemã foram realizados um total de duzentos e vinte filmes em França. O ciclo apresentado na Cinemateca mostra exclusivamente filmes realizados entre junho de 1940 e agosto de 1944, dando a conhecer o cinema dito “de Vichy”.
A escolha dos filmes que compõem o ciclo partiu do princípio de apresentar obras pouco conhecidas e nesse sentido estão apenas programados três clássicos: Le Corbeau, Les Anges du Péché e Les Enfants du Paradis. A seleção das obras obedeceu a uma orientação filmista e não autorista, com a intenção de exibir objetos cinematográficos precisos, de diversos géneros, que mostrem o tipo de cinematografia que era proposta aos habitantes da França ocupada pela Alemanha nazi.
No domínio da ficção, o cinema de Vichy não é um cinema de propaganda ideológica, esta era feita nas atualidades cinematográficas e em curtos filmes apresentados na primeira parte do programa, antes da longa-metragem. Por isso, em contraponto às variadas ficções que compõem o ciclo, são ainda exibidas quatro curtas-metragens de propaganda, três do regime de Vichy e uma do movimento de resistência gaullista. Das vinte longas-metragens propostas, quinze são apresentadas pela primeira vez na Cinemateca.
Programa integral aqui
Local: