“Dom Roberto” de Ernesto de Sousa
No âmbito das comemorações sobre o centenário do nascimento do artista, poeta, crítico, curador e cineasta português Ernesto de Sousa a Cinemateca exibe o filme Dom Roberto, única longa-metragem realizada por Ernesto de Sousa. Dom Roberto, foi premiado no Festival de Cannes em 1963 e conta com Raul Solnado e Glicínia Quartin nos papéis principais. O filme foi uma inédita experiência cinematográfica em Portugal, tendo sido produzido em regime de “cooperativa de espectadores”.
No espírito de Ernesto de Sousa, a artista e cineasta Salomé Lamas, adota uma seleção de textos que vão desde correspondência, artigos, críticas, ensaios, guiões e outros, enquadrando a intervenção sociopolítica do artista na criação, com a apresentação inédita de alguns diapositivos do filme, nos quais Ernesto interveio no final da sua vida.
A Cinemateca exibe uma nova cópia em película, que é precedida pela apresentação dos dispositivos comentados. A sessão termina com uma discussão aberta em torno da realização do filme e das suas políticas de produção.
Local: