José Sacristán. Goya de Honra
Cervantes no Vimeo
A Academia Espanhola de Artes e Ciências Cinematográficas atribui anualmente um prémio especial, o Goya of Honour, a artistas cujas carreiras são de indiscutível valor e relevância. Na edição de 2022, o prémio é atribuído a José Sacristán, um dos mais prestigiados, respeitados e amados atores do cinema espanhol.
O Instituto Cervantes apresenta um pequeno ciclo de filmes online em homenagem à figura deste artista multifacetado com uma longa carreira no cinema espanhol, que inclui a participação em uma centena de filmes de espectro e intenção muito diferentes. Todos os títulos estão disponíveis no canal Vimeo do Instituto Cervantes durante 48h a partir das 19h das datas indicadas.
As obras disponíveis para visualização foram selecionados pelo próprio Sacristán e oferecem um olhar especial sobre a época em que foram realizadas.
4 a 6 fevereiro
Asignatura pendiente
De José Luis Garcie Arthur Harari
José e Elena, antigos namorados, reencontram-se após muitos anos. Ambos construíram as suas vidas separados um do outro, e agora casados, voltam a apaixonar-se, lembrando-se de como era a sua relação e percebendo que deixaram um “assunto pendente”: nunca fizeram amor, devido às pressões da estrita moralidade dos anos 50.
11 a 13 fevereiro
Un hombre llamado Flor de Otoño
De Pedro Olea
Lluís de Serracant é um jovem advogado de uma família burguesa catalã, o que não o impede de levar uma surpreendente vida dupla: de dia trata dos assuntos do seu trabalho como advogado; de noite transforma-se em Flor de Otoño, um conhecido travesti que atua num pequeno cabaré de Barcelona.
18 a 20 fevereiro
El muerto y ser feliz
De Javier Rebollo
Buenos Aires. No último andar de um hospital, um espanhol que passou metade da sua vida na Argentina apercebe-se de que está a morrer. Este velho assassino – seco e engraçado – escapa com uma carga feliz de morfina, e parte numa viagem para lado nenhum. Uma rapariga que encontra na estrada será o seu fiel escudeiro.
25 a 27 fevereiro
Un lugar en el mundo
De Adolfo Aristarain
Ernesto faz uma viagem à província argentina de San Luis, a uma aldeia remota para recordar a sua infância e as circunstâncias que moldaram a sua vida: os seus pais saíram voluntariamente de Buenos Aires e exilaram-se numa comunidade camponesa. A chegada, à localidade que visita, de um geólogo espanhol para procurar petróleo, representa uma ameaça para o modo de vida dos camponeses.