Orquestra Sinfónica Portuguesa
e Coro do Teatro Nacional de São Carlos
A primeira aventura no campo da sinfonia de Dmitri Shostakovich e uma obra de Igor Stravinsky estreada em 1930, menos de dois decénios depois da tumultuosa primeira apresentação de A Sagração da Primavera, que trouxe a consagração mundial ao compositor. Teremos assim homenageados dois dos maiores compositores russos do século XX.
A obra de Stravinsky é também uma homenagem a uma orquestra, dado que foi escrita por encomenda do maestro Sergei Kusevitski para comemorar o 50.º aniversário da Orquestra Sinfónica de Boston.
A Sinfonia n.º 1, de Dmitri Shostakovich, estreou em 1926 com tremendo sucesso. Completada aos dezanove anos de idade, foi a peça de graduação do compositor no Conservatório de Leningrado. A obra, para além de múltiplas e variadas citações, atesta também influências de Stravinsky e de Prokofiev. A transparência desta sinfonia apresenta nítido contraste com a complexa, pesada e sofisticada orquestração quase mahleriana encontrada nas últimas obras do compositor neste domínio.
Programa
Igor Stravinsky Sinfonia de Salmos
Dmitri Shostakovich Sinfonia n.º 1 em Fá menor, op. 10
Ficha técnica:
Direção musical - Antonio Pirolli
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Orquestra Sinfónica Portuguesa
12,50 € a 25 €
Local: