Este evento já ocorreu.

Now that We Found Freedom, What are We Gonna do With It?

artes
7 abril a 12 maio 2022
vários horários
Hangar - Centro de Investigação Artística
Now that We Found Freedom, What are We Gonna do With It?

Esta exposição é o início de um estudo mais amplo que foca nas narrativas dos povos que conquistaram a independência após longos séculos de colonialismo. Ocupando o lugar da conquista, os oprimidos falam desde esse lugar de poder para repensar a própria ideia de poder e as suas possíveis formas de reorganização. A luta pela independência deu azo a várias outras lutas através da sua re-significação pós-independência, um período chamado de liberdade, marcado pela necessidade de desmantelar as heranças coloniais.

Os preconceitos deixados pelo patriarcado e o cristianismo impregnam ainda hoje a textura social das ex-colónias europeias, impulsando as gerações mais jovens a fortalecer os movimentos sociais, feministas e transfeministas para combater esse legado.

Esses são os movimentos e lutas que perguntam, com pertinência e ímpeto, o que foi feito com a conquista da liberdade. Para este questionamento é vital não só a consciência das conquistas que formam hoje África e as Américas descolonizadas, mas também o sentimento de responsabilidade pelas suas lutas anteriores. Os artistas reunidos questionam coletivamente a gestão da liberdade pós-independência e quais são as lutas de hoje.

 

 

 

 

 

 

Quarta a sábado, das 15h às 19h


Ficha técnica:

Artistas: Castiel Vitorino Brasileiro, Clara Ianni, Daniela Ortiz, Hélio Buite, Mussunda N’Zombo, Mwana Pwo, Rui Magalhães e Yoel Díaz Vázquez

Direção Artística de Kiluanji Kia Henda

Curadoria de Ana Sophie Salazar

Local: