Tertúlias literárias
Debate 5L
O tradicional convívio entre poetas reunidos em espaços de tertúlia, a leitura em voz alta do poema pela diseuse ou o diseur, a proximidade com um pequeno público distribuído em roda intimista, todos estes são hábitos que se têm mantido até hoje graças à atuação de protagonistas como estes três convidados.
Carlos Vaz Marques é jornalista, tradutor e autor. É coautor e coordenador do Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer, que sucedeu a Governo Sombra. Dirigiu a revista literária Granta Portugal, publicada pela Tinta-da-china e, atualmente, a coleção de Literatura de Viagens, excedendo a meia centena de títulos publicados. Traduziu mais de uma dezena de livros e publicou quatro volumes de entrevistas, um deles no Brasil. Foi premiado tanto por trabalhos radiofónicos como televisivos.
Filipa Leal é poeta, jornalista e argumentista. Tem 12 livros publicados, entre os mais recentes Vem à Quinta-feira e Fósforos e Metal sobre Imitação de Ser Humano (ed. Assírio & Alvim), ambos finalistas do Prémio Correntes d’Escritas e Semi-Finalistas do Prémio Oceanos. Apresenta, com Pedro Lamares, o programa de literatura Nada Será Como Dante na RTP2.
Teresa Coutinho é atriz, criadora e dramaturga. Criou, entre outros, O eterno debate (2020), A leveza das coisas (2020), espetáculo radiofónico, E comparar-te a um dia de verão? (2018), a partir de William Shakespeare. Está neste momento a desenvolver a criação de dois espetáculos: Solo, de sua autoria, e Distante, de Caryl Churchill. Coordena o Clube dos Poetas Vivos no Teatro Nacional Dona Maria II.
Local: