Vieira da Silva e A. Szenes
Obras da coleção permanente
A exposição apresenta obras de Arpad Szenes e de Vieira da Silva na galeria principal do museu, incluindo obras da sua coleção e obras de instituições, de particulares e da Coleção de Arte Contemporânea do Estado que estão em depósito na Fundação.
A pintura a óleo de Arpad Szenes, Enfant au Cerf-Volant, de 1935, pertence à coleção da Fundação e faz parte de uma série iniciada em 1932. O tema da criança com o papagaio de papel foi explorado até 1936, conhecendo-se dezenas de trabalhos com o mesmo nome.
O fascínio e a nostalgia pelo tema da infância e pelo tempo da ingenuidade, fez com que Arpad o trabalhasse de uma forma quase obsessiva. A série Enfant au Cerf-Volant representa para o artista “a busca pelo tempo perdido”. Transmite-nos a necessidade que temos, em idade adulta, de recordar o tempo da inocência e da inconsciência da infância, aos quais, deixamos de conseguir aceder quando crescermos.
Esta e outras obras de Arpad Szenes e de Vieira da Silva podem ser vistas e revistas, no ano de celebração dos 125 anos de vida de Arpad Szenes.
Terça a domingo, das 10h às 18h
Local: