In memoriam Alberto Regueira
'Man Hunt' de F. Lang
Economista reputado que ocupou vários cargos cívicos e governamentais, Alberto Regueira (1937-2022) foi um dos mais persistentes, conhecedores e entusiásticos espectadores da Cinemateca Portuguesa, um dos grandes amigos desta instituição, e, em várias ocasiões, um ativo apoiante dela.
Cinéfilo e melómano era um grande conhecedor da história do cinema, em especial da história do cinema americano e europeu desde a época do mudo, mas também da história de outras cinematografias, como a asiática ou a latino-americana. Empenhado no desenvolvimento da Cinemateca foi mecenas da instituição, financiando a aquisição de várias cópias de 35mm de clássicos de cinema para os quais a Cinemateca logrou obter acordos especiais de tiragem e direito de exibição. O resultado desta atividade resultou num acervo de cerca de três dezenas de cópias de obras relevantíssimas na história do cinema mundial, entre longas e curtas-metragens, nas quais se incluíram títulos de Murnau, Stiller, Dreyer, Sternberg, Garnett, Lang, Lubitsch, McCarey, Ophuls, Mankiewicz, Mizoguchi, Rossellini, Demy e Sjöberg, ou ainda, na área do documentário, Jennings e Sucksdorff.
A Cinemateca presta-lhe a devida homenagem com a exibição de uma cópia da sua coleção, adquirida graças ao apoio de Alberto Regueira: Man Hunt, de Fritz Lang.
Ficha técnica:
MAN HUNT - FERAS HUMANAS de Fritz Lang, com Walter Pidgeon, Joan Bennett, George Sanders e John Carradine
Estados Unidos, 1941 – 102 min / legendado em português | M/12
Local: