Mr. Klein – Um Homem na Sombra
Sessão especial
No 80.º aniversário da “Rusga do Vélodrome d’Hiver” – que aconteceu a 6 de Julho de 1942 e que levou à detenção de 12 884 judeus. A maioria foi enviada para o Vélodrome d’Hiver, um pavilhão situado no 15.º bairro de Paris. Os outros foram levados diretamente para o campo de concentração de Drancy. A polícia francesa do regime de Vichy teve um papel fundamental nas detenções. – o Cinema Nimas exibe Mr. Klein – Um Homem na Sombra, de Joseph Losey. A sessão é seguida de um debate com Paulo Faria.
Primeiro filme francês de Joseph Losey e uma das suas obras maiores, Mr. Klein é, segundo o realizador, “uma fábula em forma de aviso”. Klein (Alain Delon, num dos seus melhores papéis) é um negociante de arte oportunista, que se aproveita da Ocupação comprando ao desbarato peças preciosas aos judeus em fuga, até ao momento em que a sua própria identidade é posta em causa, quando é confrontado com a existência de um “outro” Robert Klein, um judeu procurado pela polícia.
Neste filme, que é também uma análise do estado policial e uma viagem pelos labirintos da culpa individual e colectiva, que pôs o dedo na ferida sobre o que se passou em França durante a Ocupação, Mr. Klein é um “Sr. Quase-Toda-a-Gente”, que não quer ver, que não quer compreender, aquele que tornou possíveis as grandes atrocidades do século XX. (Medeia Filmes)
Ficha técnica:
França | 1976 | 2h03min | Cópia Digital Restaurada | M/12 |
Local: