As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 30 de junho
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. O documentário de Amaya Sumpsi, Entre Ilhas, chega esta semana às salas. Filmado entre 2017 e 2018, procura dar a conhecer o mar que liga as nove ilhas dos Açores. Destaque também para Ilha dos Pássaros, um misto de “documentário zoológico” e retrato ficcional sobre um jovem a sofrer de exaustão persistente que redescobre o mundo num centro de reabilitação para pássaros. Para os mais novos estreia, esta semana, mais um filme da saga Mínimos que desta vez se cruzam com um rapaz que, embora tenha apenas 12 anos, tem tudo para se transformar num super vilão e que na vida adulta será o famoso Gru, o Maldisposto.
Entre Ilhas
De Amaya Sumpsi
POR, 2021, Cores, 76 min., M/12
Filmado entre 2017 e 2018, procura dar a conhecer o mar que liga as nove ilhas dos Açores, demonstrando que este não é um espaço vazio ou um não-lugar, como diria Marc Augé, mas sim um espaço com significado social e memória identitária. Nos Açores, nos anos 1970, o mar era o único meio possível de comunicação, através dele estabeleciam-se trocas e contactos entre estrangeiros, pessoas da mesma ilha, de ilhas diferentes e do continente. No entanto, o desenvolvimento e a viagem aérea retiraram importância ao mar, e a memória marítima coletiva existe apenas nas gerações mais velhas. A realizadora procura neste filme recuperar as memórias do passado. O seu trabalho de pesquisa, enquadrado no doutoramento em Antropologia na FCSH-UNL, deu origem a uma viagem cinematográfica, onde Amaya Sumpsi se imagina a viver nos Açores, há 50 anos. Ao entreligar o que as pessoas e os arquivos contam e aquilo que imagina ter vivido, Sumpsi cria uma narrativa que é, ao mesmo tempo, histórica e imaginada.
Ilha dos Pássaros
De Maya Kosa, Sérgio da Costa
SUI, 2019, Cores, 60 min., M/12
Depois de um longo período de isolamento, Antonin, um jovem a sofrer de exaustão persistente, redescobre o mundo num centro de reabilitação para pássaros em Genebra. Neste estranho lugar, pássaros feridos e almas perdidas coabitam, embalados pelo som omnipresente dos aviões. Com influência de Bresson, o enquadramento retangular, a voz off do jovem Antonin pairando sob aquele “local sagrado”, mas também o argumento ecológico e uma observação minuciosa, tudo faz parte desta ilha mágica que nos cativa o olhar.
Perguntem à Lua
De Jacqueline Lentzou, com Lazaros Georgakopoulos, Nikos Hanakoulas, Kaiti Ibrohori
FRA/GRE, 2020, Cores, 108 min., M/14
Após uma ausência de alguns anos, Artemis regressa a casa, na Grécia, quando uma doença grave atinge o pai, Paris. Filha única, de pais divorciados, só ela pode cuidar de Paris, cujo estado requer cuidados diários. Pai e filha embarcam numa viagem de conhecimento e revelação, que anuncia um novo começo para a sua relação.
A Lei de Teerão
De Saeed Roustayi, com Payman Maadi, Navid Mohammadzadeh, Parinaz Izadyar
Irão, 2019, Cores, 131 min., M/14
Um thriller iraniano que relata a história de um importante traficante de droga, Nasser, preso pela polícia e condenado à morte. O polícia que o prende, Samad, descobre, pouco antes da execução, que Nasser se envolveu na criminalidade devido às miseráveis condições de vida a que estava sujeito. Esta revelação cria no polícia um sentimento de revolta e descrédito nas instituições
Homens à Beira de Um Ataque de Nervos
De Audrey Dana, com Thierry Lhermitte, Ramzy Bedia, François-Xavier Demaison
FRA/BEL, 2021, Cores, 97 min., M/14
Um grupo de homens entre os 17 e os 70 anos aceita participar numa terapia de grupo, ao ar livre. Para os ajudar a superar as dificuldades têm como terapeuta uma mulher imprevisível.
Perseguição
De Brian Goodman, com Gerard Butler, Jaimie Alexander, Russell Hornsby, Aleks Alifirenko Jr.
EUA, 2022, Cores, 95 min., M/14
Lisa, prestes a ser sua ex-mulher de Will, desaparece de forma misteriosa. Desesperado para a encontrar, Will recorre à Polícia, que não só não o ajuda como desconfia dele. Determinado a encontrar Lisa a qualquer custo, Will mergulha no submundo da cidade enquanto foge das autoridades numa corrida angustiante contra o tempo.
Mínimos 2: A Ascensão de Gru
De Kyle Balda, Brad Ableson, Jonathan del Val, com (vozes) Manuel Marques, Luís Mascarenhas, Mariana Barbosa
EUA, 2022, Cores, 90 min., M/6
Fã de um grupo de supervilões, os Vicious 6, Gru, elabora um plano para ser suficientemente mau e conseguir juntar-se ao grupo mas, para tal, precisa do apoio dos seus seguidores, os Mínimos.