to go to. Jorge Queiroz | Arshile Gorky
A ideia inicial desta exposição, que reúne desenhos e pinturas de Arshile Gorky (Arménia, 1904 – Connecticut, 1948), artista moderno, e Jorge Queiroz (Lisboa, 1966), artista contemporâneo, era observar a forma como a obra de Gorky fala a Queiroz. Contudo, o artista português transformou o projeto numa instalação onde recebe a visita de Gorky.
Foi a partir de um conjunto de 57 trabalhos do artista arménio que a Fundação Gulbenkian detém em depósito (propriedade da Diocese da Igreja Arménia de Nova Iorque), e ainda de três obras de Gorky que integram o acervo do Centro de Arte Moderna, que Queiroz selecionou as pinturas e desenhos apresentados nesta exposição. Todos estes trabalhos pertencem ao último período da sua obra, da década de 1940, aquele em que o artista atinge plena maturidade e uma linguagem visual própria.
Ainda que toda a exposição seja uma criação de Queiroz, um convite à presença de alguma forma tutelar e fantasmática de Gorky, ela procura mostrar ressonâncias – ecos e diferenças – entre os trabalhos dos dois artistas. To Go To, a capicua de palavras que dá o nome à exposição, sugere uma correspondência biunívoca e sintetiza a posição relativa entre as obras expostas, os dois artistas e o observador.
Quarta a segunda, das 10h às 18h
Visita e conversa com a curadora
Com Ana Vasconcelos / Em português - Sex, 08 jul, 17h
Visitas orientadas:
Com Cristina Campos / Em português e em Língua Gestual Portuguesa
Sáb, 16 jul, 27 ago, 17 set, 16h
Qua, 13 jul, 21 set, 15h
Ficha técnica:
Curadoria de Ana Vasconcelos
3 €
Local: