Este evento já ocorreu.

As estreias da semana

Nos cinemas a partir de 27 de outubro

cinema
27 outubro a 2 novembro 2022
As estreias da semana

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Esta semana destaque para o documentário intimista de Ana Sofia Fonseca, sobre a cantora cabo-verdiana, Cesária Évora. Destaque também para a coprodução Portugal/Brasil, Mato Seco em Chamas, realizado pelo brasileiro Adirley Queirós e a portuguesa Joana Pimenta. Chega ainda às salas o mais recente filme de François Ozon, Peter Von Kant, uma adaptação livre da obra As Lágrimas Amargas de Petra von Kant (1972), de Rainer Werner Fassbinder.

Cesária Évora

De Ana Sofia Fonseca

POR, 2022, 94 min., M/12

O filme que oferece um retrato de Cesária Évora, cantora que nasceu em Cabo Verde na época colonial, que lutou sempre pela liberdade e que chegou ao topo da cena musical a nível mundial. O documentário apresenta os diversos contextos políticos e sociais da vida da artista e os temas universais da liberdade e da desigualdade racial e de género, todos ilustrados por imagens de arquivo inéditas, canções originais e testemunhos únicos das pessoas que a conheceram. Nas palavras da realizadora: “Como jornalista, há 20 anos que conto histórias de pessoas, principalmente mulheres, muitas vindas de África. Cesária é a narrativa perfeita – uma mulher que desafiou o destino e quebrou todos os preconceitos.”

Mato Seco Em chamas

De Joana Pimenta , Adirley Queirós, com Joana Darc Furtado, Léa Alves da Silva, Andreia Vieira

POR/BRA, 2022, 153 min., M/14

O filme nasce da realização conjunta entre o brasileiro Adirley Queirós e a portuguesa Joana Pimenta. A história dá a conhecer as vidas de Léa, Chitara e Andreia, na Ceilândia, periferia de Brasília, e acompanha o seu negócio de venda de petróleo, encontrado em oleodutos sob a cidade. Num momento em que o Brasil atravessa mudanças dramáticas no seu cenário político, o filme procura responder à questão e ao slogan nacional: e se o petróleo fosse mesmo nosso? Esta coprodução Portugal/Brasil venceu, este ano, o prémio de Melhor Longa-metragem Portuguesa, no IndieLisboa, entre muitos outros em festivais internacionais.

Amesterdão

De David O. Russell, com Christian Bale, Margot Robbie, John David Washington

EUA, 2022, 134 min., M/12

Ambientado anos de 1930, conta história de três amigos que testemunham um assassinato, acabam por serem suspeitos do crime e ao mesmo tempo descobrem uma das conspirações mais chocantes da história americana.

Peter Von Kant

De François Ozon, com Khalil Ben Gharbia , Hanna Schygulla , Denis Ménochet , Isabelle Adjani

FRA/ALE, 2022, 85 min.

Peter von Kant é um realizador bem sucedido que vive com o assistente, Karl, que gosta de humilhar. Sidonie, a sua musa durante anos, apresenta-lhe Amir, um jovem modesto, por quem o realizador se apaixona. Oferece-se para partilhar o seu apartamento com ele e ajudá-lo a subir na carreira cinematográfica. Mas assim que Amir se torna famoso, termina a relação com Peter, deixando-o sozinho com os seus demónios. O filme é uma adaptação de As Lágrimas Amargas de Petra von Kant, de Rainer Werner Fassbinder.

A Luz do Diabo

De Daniel Stamm, com Virginia Madsen, Nicholas Ralph, Colin Salmon

EUA, 2022, 93 min., M/16

A irmã Ann acredita que os exorcismos são a sua vocação, mas na instituição que frequenta só os padres os podem realizar. Um professor que sente o seu dom, autoriza-a a assistir a sessões exclusivas de exorcismo. Durante uma das arrepiantes sessões, a irmã Ann depara-se com uma força demoníaca que tem ligação ao seu passado.

O Amigo Crocodilo

De Josh Gordon, Will Speck, com (vozes) Constance Wu, Javier Bardem, Scoot McNairy

EUA, 2022, 106 min., M/6

Quando a família Primm se muda para Nova Iorque, o seu filho Josh luta para adaptar-se à nova escola e aos novos amigos. Tudo muda quando ele conhece Lyle, um crocodilo cantor que adora banhos, caviar e boa música, a viver no sótão da sua nova casa. Os dois tornam-se amigos, mas quando a existência de Lyle é ameaçada pelo malvado vizinho Sr. Grumps, os Primm unem-se ao carismático dono de Lyle, Hector P. Valenti, provando que a família pode vir dos lugares mais inesperados.