É preciso salvar o planeta
Sessão mais curta
Enquadrado no ciclo Sessão Mais Curta é exibido, a partir de 8 de dezembro, um programa com três curtas-metragens que se debruçam sobre o que podemos fazer para ajudar o planeta a ser mais saudável.
Programa:
A INCRÍVEL AVENTURA DAS SONHADORAS CRIANÇAS CONTRA LIXEIRA FURADA E CAPITÃO SUJEIRA
Beatriz Ohana, Ficção, Brasil, 2019, 15 min.
Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, uma corajosa equipa entra em ação para derrotar os inimigos do bairro: O atrapalhado Lixeira Furada e seu comparsa, Capitão Sujeira. Uma aventura repleta de imaginação e fantasia, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.
JULIETA E AS TARTARUGAS
Mirjam Marks, Documentário, Países Baixos, 2019, 15 min.
Julieta é uma menina de 14 anos que vive na ilha de Curaçau, nas Caraíbas, e que prefere estar dentro de água do que fora dela. O maravilhoso e emocionante mundo do oceano é a sua segunda casa. Tudo fica suspenso quando ela está debaixo de água. Além de encontrar tartarugas marinhas e outras espécies marinhas, cada vez mais, Julieta encontra grandes quantidades de lixo, que poluem os fundos marinhos, o que a deixa muito zangada. As redes de pesca, os plásticos e as consequências das alterações climáticas são uma série ameaça a toda a vida marinha. Com outros voluntários da sua ilha, Julieta resgata tartarugas-marinhas em apuros e tenta melhorar o seu habitat.
#JOVANNAFORFUTURE
De Mirjam Marks, Documentário, Países Baixos, 2019, 15 min.
Às vezes, Jovanna anseia por uma pequena sobremesa, mesmo que seja num recipiente de plástico. Ela acha que é estúpido ter que levar o clima em consideração em tudo o que quer fazer. Mas, tudo o que esta jovem holandesa diz, e a maneira como vive, mostra que é exatamente isso que faz. Não come carne e vive com a sua família numa “nave terrena”, onde geram toda a energia que usam. Jovanna faz greve climática todas as sextas-feiras no centro da cidade onde vive. As crianças não podem votar, pelo que fazer greve e manifestações é a única maneira de se fazerem ouvir.
Local: