‘DAU. Natasha’
Sessão única
DAU. Natasha, filme vencedor do Urso de Prata em Berlim, tem uma sessão única e exclusiva no Cinema Fernando Lopes. Esta é a primeira longa-metragem da simulação, de grande escala, do sistema soviético totalitário de Ilya Khrzhanovskiy, um mega-projeto cinematográfico, cru e ambicioso, que envolveu dez anos de rodagem, 700 horas de filmagens e centenas de participantes que viveram num cenário de 12000 metros quadrados.
Criado em colaboração com a corealizadora Jekaterina Oertel, o diretor de fotografia Jürgen Jürges e um elenco de não profissionais, DAU. Natasha desafia todos os limites nesta representação transgressiva da vida que seria completamente normal se não fosse o uso totalitário do poder.
Sinopse:
Natasha gere a cantina de um instituto de investigação soviético secreto dos anos 50. Este é o coração pulsante do universo DAU, todos passam por aqui: os funcionários do instituto, cientistas e visitantes de fora. O mundo de Natasha é pequeno, dividido entre as obrigações da cantina durante o dia, e as noites de álcool com a sua jovem colega Olga, durante as quais ambas confidenciam as esperanças de um romance e de um futuro melhor. Uma determinada noite, numa festa, Natasha aproxima-se de um cientista convidado francês, Luc Bigé, e os dois dormem juntos. No dia seguinte, a sua vida dá uma reviravolta dramática, quando é convocada para interrogatório pelo General Vladimir Azhippo da KGB, que a questiona sobre a natureza do seu relacionamento com o hóspede estrangeiro.
Ficha técnica:
De Ilya Khrzhanovskiy e Jekaterina Oertel
2020 |138 min. | drama | M/16
6 €
Local: