DN – Tesouro Nacional
Espólio do jornal Diário de Notícias
No ano em que o arquivo do Diário de Notícias é classificado “Tesouro Nacional”, o Global Media Group devolve-o à sociedade.
O Museu de Marinha acolhe um tesouro nacional: o espólio deste jornal centenário. O Diário de Notícias, referenciado como o jornal diário nacional mais antigo em atividade e uma publicação de referência da imprensa portuguesa, atravessou três séculos de história.
Segundo a Lei do Património Cultural a classificação como “tesouro nacional” justifica-se quando estão presentes critérios, como ser “testemunho notável de vivências ou factos históricos” ou a “importância do bem do ponto de vista da investigação histórica e científica”.
A curadora da exposição, Helena Ferro de Gouveia, destaca a responsabilidade de fazer escolhas num acervo tão vasto como de um jornal centenário, combinando uma seleção de capas, com acontecimentos marcantes da história de Portugal e internacionais, que se estendem da primeira edição do Diário de Notícias, até à atualidade, com o vasto património artístico detido pela empresa.
Nesta exposição, além dos objetos que acompanham determinadas notícias, destacam-se as inigualáveis obras de arte comoa pintura de Pinto Coelho, com o retrato de José Saramago, diretor adjunto do DN em 1975, e mais tarde colunista do jornal. Pinturas de Maluda, Bordalo Pinheiro, Júlio Pomar ou Stuart Carvalhais que fazem parte do espólio do Diário de Notícias, estarão igualmente expostas.
São inúmeras peças, obras de arte, notícias, fotografias e entrevistas. A exposição DN – Tesouro Nacional é muito mais do que o que será exposto no Museu de Marinha. Por ser um espólio com uma dimensão tão considerável, o passado complementa-se e é olhado com os olhos do presente: através de um site construído com conteúdos exclusivos e preparado especificamente para a exposição.
Segunda a domingo, das 10h às 17h (última entrada 16h30)
Ficha técnica:
Curadoria de Helena Ferro de Gouveia
Local: