Xavier Garrett
Cursed images
(…) O conjunto de pinturas que configura a exposição Cursed Images mostram-nos um olhar atento à estranheza, ao detalhe, à crítica social e ao humor – o humor crítico à cultura americana (e à sua assimilação cega pela cultura europeia) em situações onde se vê figuras de violência associadas a representações “fofinhas” (numa tradução de cute, adjectivo utilizado, por sua vez, pela cultura da Anime e do Manga japoneses).
Estes cruzamentos culturais – uma evidência da globalização e um efeito das redes sociais – são expressos em pinturas que nos mostram, por exemplo, um gatinho amarelo, doméstico, deitado sobre lençóis brancos com a pata sobre uma arma negra. Misturando uma certa conotação de inocência (que o gato doméstico propõe) com a de delinquência (que é proposta pela arma), ao olharmos esta imagem não se pondera que o gato amarelo esteja com uma arma por auto-defesa.
Outro exemplo de humor e inteligência visual é a pintura onde se vê um carro dentro de uma carrinha dentro de um camião. Questionamo-nos se há mais algum veículo dentro do carro, numa cena de encaixe, como se fossem matrioskas ou em mise-en-abyme. O mise-en-abyme é uma estratégia de repetição de uma coisa dentro de si mesma (neste caso, são veículos), repetidamente, e sempre numa escala mais pequena. Xavier Garrett apresenta-nos uma imagem produzida com este conceito e perante a qual não deixamos de sorrir. (…)
Margarida Prieto
Segunda a domingo, das 10h às 19h
Local: