Pintura da Escola Holandesa nos Séculos XV, XVI e XVII
O Centro Nacional de Cultura organiza um curso de cinco lições sobre a Pintura da Escola Holandesa nos Séculos XV, XVI e XVII começando, naturalmente, por tentar diferenciar os artistas das Províncias do Norte da Flandres no contexto da chamada Pintura Primitiva Flamenga.
Um lugar de destaque será dado a Hieronymus Bosch, pintor que anuncia o mal-estar religioso anterior à Reforma Protestante e às consequentes Guerras de Religião, que vão desenvolver-se ao longo de Quinhentos e, ainda, de Seiscentos, em paralelo com a autonomia política das Províncias Unidas e o seu crescimento como potência comercial marítima.
Aborda-se, neste contexto, a influência do “romanismo” e, em particular, dos “caravagistas” nos artistas mais vanguardistas e a emergência de novos géneros artísticos como a Natureza Morta e a Paisagem.
A Escola Holandesa do século XVII, através dos seus mais importantes criadores e através dos seus diferentes géneros ocupará as restantes três lições, com destaque para Vermeer, na última de todas.
Curso online coordenado por Fernando António Baptista Pereira.
Todas as sessões do curso serão gravadas e disponibilizadas aos participantes inscritos, no canal Youtube do CNC.
Inscrições abertas aqui
Duração: 5 sessões – de 23 de março a 27 de abril (exceto 20 de abril)
125 € - Sócio CNC
150 € - Não sócio CNC
Local: