‘Santo António’ de Leopoldo de Almeida
Do Santuário de Fátima
Considerado uma das referências da escultura portuguesa do século XX, Leopoldo de Almeida (1898-1975) interessou-se pela representação de Santo António em diversas ocasiões ao longo da sua carreira.
De entre as 160 obras do artista que integram o acervo do Museu de Lisboa, o Museu de Lisboa – Santo António destaca o modelo em gesso para o seu Santo António, criado para a colunata do Santuário de Fátima.
Datada de 1953, a peça é a resposta de Leopoldo de Almeida a um convite para fazer uma das 17 esculturas de santos portugueses que adornam a colunata do Santuário de Fátima, projeto do arquiteto António Lino.
Inspirado pelas representações renascentistas, que apresentavam o Santo com o menino resplandecente no peito, Leopoldo de Almeida criou um Santo António com o livro fechado na mão, no qual assenta o Menino Jesus, de pé, junto ao seu peito, para que todos o possam ver.
Mas esta não foi a única nem a primeira abordagem de Leopoldo de Almeida à representação do santo. De entre os desenhos, fotografias e modelos de escultura apresentados a par do Santo António em destaque, salientam-se os dois gessos emprestados pelo Museu Leopoldo de Almeida, revelando o regresso recorrente do escultor à temática antoniana.
Terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada 17h30)
Local: