Este evento já ocorreu.

Homenagem a José Cardoso Pires

20 anos do desaparecimento do escritor

literatura
8 novembro a 10 dezembro 2018
vários horários
Biblioteca Palácio Galveias
Homenagem a José Cardoso Pires

A homenagem a José Cardoso Pires no 20º aniversário da sua morte celebra a obra do autor de O Delfim ou Balada da Praia dos Cães. Vários eventos festejam a arte de uma das maiores vozes do romance do século XX, caracterizada pelo estilo único e aparentemente simples (produto de um profundo labor sobre a própria escrita) e a pela capacidade soberana de descrição da sociedade portuguesa salazarista.

A exposição de fotografias de Eduardo Gageiro, patente até ao dia 30 de dezembro, atesta a cumplicidade que ao longo de mais de quatro décadas uniu o escritor e o fotógrafo. Muitos destes retratos foram utilizados por Cardoso Pires na divulgação dos seus livros. No dia 3 de dezembro, pelas 18h, uma conversa reúne João Guerra, Diogo Dória e João de Melo. Em 2006, João Guerra adaptou para cinema Os Caminheiros, conto que dá título ao primeiro livro do escritor (1943). Após exibição do filme, realizador e atores juntam-se para uma conversa informal. O escritor João de Melo fala sobre a herança de José Cardoso Pires contista, para a literatura portuguesa.

No dia 10 de dezembro, às 18h, a conversa tem por tema o livro José Cardoso Pires e o Leitor Desassossegado, de Marco Neves, um dos mais recentes estudos sobre o autor, ensaio que procura desmontar as estratégias e jogos literários da sua obra. A sessão conta com as presenças de Manuel S. Fonseca, Maria Fernanda de Abreu, António Lobo Antunes e Marco Neves.

Local: