As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 30 de março
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para o documentário experimental de Raul Domingues que faz um retrato dos gestos de quem trabalha a terra. Ainda esta semana, destaque para Toda a Beleza e a Carnificina, um filme de Laura Poitras, que salta entre o passado e o presente da artista e ativista Nan Goldin e a sua lendária exposição artística sobre HIV: Witness: Against Our Vanishing, que foi censurada pela NEA – National Education Association (Associação Nacional de Educação), em 1989.
Terra que marca
POR, 2022, 66 min.
De Raul Domingues
O segundo filme de Raul Domingues é o testemunho de quem cuida da terra, dos seus gestos essenciais: semear, regar, cavar. Filmado numa aldeia perto de Leiria, terra natal do realizador, acompanha o trabalho agrícola da avó materna, Maria Alice, dos vizinhos e familiares que conhece desde a infância. “Apesar de muitos dos lugares onde filmei me serem familiares, sou deslumbrado todos os dias pela natureza” afirma Raul Domingues. Essa relação com a natureza, a dureza do trabalho, o abandona da agricultura são vários dos aspetos abordados neste “documentário experimental” que teve estreia mundial no Festival de Cinema de Berlim, seleção oficial da secção Fórum.
Toda a Beleza e a Carnificina
De Laura Poitras, com Nan Goldin, David Armstrong, Marina Berio, Noemi Bonazzi
EUA, 2022, 122 min., M/14
A história foca-se, sobretudo, na criação do P.A.I.N (Prescription Addiction Intervention Now), um grupo fundado por Nan Goldin, que procura responsabilizar os diferentes museus e instituições artísticas que colaboraram com a família Sackler, proprietária da gigante farmacêutica Purdue Pharma acusada de incentivar uma epidemia de opióides nos EUA, em troca de apoio financeiro. No centro do filme estão destacadas algumas das maiores obras de Goldin, como The Ballad of Sexual Dependency; The Other Side; Sisters, Saints and Sibyls e Memory Lost.
Emily
De Frances O’Connor, com Oliver Jackson-Cohen , Fionn Whitehead , Alexandra Dowling
EUA/GB, 2022, 130 min., M/12
Através dos olhos de Emily Brönte, autora de O Monte dos Vendavais, é revelada a sua vida real e imaginária. Emily, é uma rebelde em busca da sua voz, enquanto escreve o famoso clássico da literatura, Monte dos Vendavais. O filme explora as relações que a inspiraram: a relação impulsiva e apaixonada com as suas irmãs Charlotte e Anne; o seu primeiro e sofrido amor por Weightman e a preocupação que dedica ao seu rebelde e idolatrado irmão, Branwell.
Querida, Alice
De Mary Nighy, com Anna Kendrick, Wunmi Mosaku, Kaniehtiio Horn
EUA/CAN, 2022, 89 min., M/14
Uma mulher é levada ao limite pelo comportamento psicologicamente abusivo do seu namorado. Durante um fim-de-semana de férias com as melhores amigas, Alice redescobre-se e perspetivando um futuro diferente. Lentamente, começa a tentar libertar-se dos laços de dependência que a unem ao namorado. Mas a vingança de Simon é inevitável e devastadora, testando a força de Alice, a sua coragem e os laços profundos de amizade que tem com as amigas.
Código de Violência
De Jesse V. Johnson, com Michael Rooker, Bruce Willis, Olga Kurylenko
EUA, 2022, 92 min.
Quando uma tentativa de assassinato é testemunhada por dois polícias, Gabriel Tancredi, um ex-fuzileiro que se tornou assassino ao serviço da máfia, recebe ordens do implacável chefe para eliminar toda e qualquer ameaça. Com gangues rivais em confronto e uma crescente contagem de corpos, cada passo que Tancredi dá, coloca vidas em risco.
Dungeons & Dragons: Honra entre Ladrões
De J. Goldstein, John F. Daley, com Chris Pine, Michelle Rodriguez, Regé-Jean Page
EUA/CAN, 2023, 134 min., M/12
Um ladrão charmoso e um bando de improváveis aventureiros preparam um assalto épico para recuperar uma relíquia perdida, mas tudo se complica ao entrarem em conflito com as pessoas erradas.
Interdito a Cães e Italianos
De Alain Ughetto, com (vozes) Stefano Paganini, Alain Ughetto, Ariane Ascaride
FAR/ITA/SUI, 2022, 70 min.
Uma viagem no tempo, uma carta de amor aos antepassados do realizador, Luigi e Cesira Ughetto, provenientes da região de Piemonte em Itália e forçados a imigrar. Vencedor do Prémio do Júri no prestigiado Festival de Annecy, é uma obra onde o imaginário do autor se cruza com uma forte componente histórica.