Este evento já ocorreu.

A Grande Arte no Cinema

Os grandes artistas

cinema
19 dezembro 2018 a 19 junho 2019
vários horários
Cinema UCI El Corte Inglés
A Grande Arte no Cinema

O ciclo de cinema documental dedicado aos maiores artistas de todos os tempos é exibido a partir de 19 de dezembro, com enfoque nos grandes mestres da arte italianos. Os documentários, produzidos pelos responsáveis de projetos como Florença e a Galeria dos Ofícios, I Musei Vaticani ou Teatro alla Scala – Il tempio delle meraviglie, combinam a narrativa associada à vida e obra dos artistas bem como a espetacularidade dos seus trabalhos.

19 dezembro: 19h
BOTTICELLI – INFERNO
Filme sobre o projeto que Botticelli dedicou ao Inferno de Dante, um mapa desse mesmo inferno que durante séculos, permaneceu fechado nos repositórios do Vaticano. Mas o que levou o mestre florentino – a quem todos conhecemos graças ao Nascimento de Vénus e à Primavera da Galeria dos Ofícios – a desenhar o inferno pintado por Dante? Qual é o segredo desta extraordinária obra de arte?


23 janeiro: 19h
RAFELLO – O PRÍNCIPE DAS ARTES
Esta é a primeira transposição cinematográfica realizada sobre Raffaello Sanzio (1483-1520). Uma digressão sobre muito do seu trabalho que começa em Urbino (berço de Rafaello) passando por Florença, para chegar a Roma e ao Vaticano, ao mesmo tempo, o clímax e o epílogo da deslumbrante jornada artística de Rafaello: um total de 20 locais e 70 obras, dos quais mais 30 de Raffaelo, narrada através de múltiplos pontos de vista exclusivos e inéditos.


20 fevereiro: 19h
A BASÍLICA DE SÃO PEDRO E AS BASÍLICAS PAPAIS DE ROMA
Uma viagem pelas quatro basílicas papais de Roma e pelos seus tesouros: São Pedro: um dos 25 destinos mais visitados por viajantes de todo o mundo. São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros. Quatro edifícios majestosos — cada um com um precioso altar papal e uma colecção de tesouros de obras de arte intemporais, sendo um destino para milhões de turistas e peregrinos ao longo dos séculos — desempenham o papel principal numa nova tour cinematográfica reconhecida como obra de interesse cultural pela direção-geral de cinema do Ministério do Património e Actividades Culturais e Turismo de Itália.


20 março: 19h
CARAVAGGIO – A ALMA E O SANGUE
Uma viagem emocionante através da vida, das obras e dos tormentos de Caravaggio, um artista brilhante controverso, que mais do que qualquer outro reuniu em si mesmo luzes e sombras, génio e desobediente, concebendo obras sublimes. O filme é uma excursão narrativa e visual pelos lugares onde o artista viveu e aqueles que ainda hoje abrigam algumas das suas obras mais famosas: Milão, Florença, Roma, Nápoles e Malta.


6, 13 abril: 19h
MICHELANGELO – INFINITO

Primeiro filme de arte sobre o génio do Renascimento e da história da arte universal: Michelangelo Buonarroti. Um documentário onde o cinema e o mundo da arte se encontram para traçar o retrato do homem secreto e perturbado, capaz de contrastes e paixões fortes, mas também de mostrar grande coragem quando se trata de apoiar as suas crenças e ideologias. Uma personalidade imortal, um dos maiores artistas que o mundo já viu, cuja rica e variada produção artística se tornou um marco na história da arte universal. Filmado com as mais avançadas tecnologias, esta obra refaz a principal produção pictórica e escultórica de Michelangelo, mostrando as suas obras mais famosas.


7 abril: 19h

TINTORETTO. UM RIBELLE A VENEZIA

Com voz narrativa de Helena Bonham Carter, e a participação especial de Peter Greenaway, uma nova e entusiasmante produção de cinema celebra o 500º aniversário do nascimento do último grande artista do Renascimento italiano. O filme explora a rivalidade entre os mais importantes artistas venezianos do século XVI: Tintoretto, Ticiano e Veronese em Veneza. Descobrimos Veneza através da vida e das telas de Tintoretto.Com o desenrolar da narrativa, começamos a entender como a peste afetou profundamente a cidade e a arte veneziana.


9 abril: 19h00 | 12 abril: 16h30 | 2 mai: 19h
LEONARDO 500
Obra que retrata a genialidade de Leonardo através de uma perspetiva original e exclusiva, focando as implicações contemporâneas dos famosos códigos Da Vinci. Uma série de entrevistas com os mais destacados especialistas em História, empresários e líderes de instituições, para averiguar como os métodos de estudo inovadores de Leonardo ainda influenciam a pesquisa científica de hoje. Que novos caminhos empolgantes a ciência abre e como? Que estratégias de mercado colocarão esses modelos em prática com sucesso? O espetador mergulha num novo Renascimento, no qual ciência e economia estão indissoluvelmente interligadas através das escolhas da Responsabilidade Social Corporativa.


22 mai: 19h
HITLER VS PICASSO – A OBSESSÃO NAZI PELA ARTE
De Claudio Poli

80 anos passaram desde que o regime Nazi baniu difinitivamente a chamada arte degenerada considerada “cosmopolita e comunista”. Em 1937, uma exposição foi montada com o fim de estigmatizá-la publicamente, ao mesmo tempo decorria, apenas a uma curta distância, uma outra exposição dedicada à arte puramente ariana. No mesmo período, sobas ordens de Hitler e Goering, tomou início a pilhagem de peças de arte clássica. Estas obras iriam ocupar o espaço que o Führer planeava tornar no Louvre de Linz, um projeto que nunca iria passar do papel. A narração que acompanha o documentário é feita pelo ator Toni Servillo. Muitas das histórias contadas partem de quatro grandes exposições que, 80 anos mais tarde, em 2017, resumem a situação relativamente ao que sucedeu aos tesouros roubados pelos Nazis e muitas das pessoas que estiveram envolvidas na época.


19 jun: 19h

VAN GOGH – ENTRE O TRIGO E O CÉU

De  Giovanni Piscaglia

Um novo olhar sobre Van Gogh através do legado da maior colecionadora do artista holandês, Helene Kröller-Müller (1869-1939) que, no início do século XX, acabou por comprar quase 300 das suas obras, pinturas e desenhos incluídos. A oportunidade de contar o modo como a arte de Van Gogh evoluiu, e também sobre a coleção de Helene Kröller-Müller, foi possível graças à grande exposição, Van Gogh Entre o Trigo e o Céu, na Basilica Palladiana em Vicenza. Com curadoria do historiador de arte Marco Goldin, contou com mais de 40 pinturas e 85 desenhos da coleção do Museu Kröller-Müller, em Otterlo, Holanda, onde o legado de Helene pode ser encontrado hoje.

 

Local:

Avenida António Augusto Aguiar 31