1.ª Edição – Uma Autobibliografia

Herberto Hélder

literatura
21 março a 21 maio 2025
Livraria Buchholz
1.ª Edição – Uma Autobibliografia

Assinalando o 10.º aniversário da morte de Herberto Helder, a exposição 1.ª Edição – Uma Autobibliografia apresenta a obra completa do poeta, incluindo as primeiras edições de todos os seus títulos, muitos dos quais raras impressões independentes e de autor, com tiragens muito reduzidas.

A mostra reúne um total de 60 títulos editados entre 1958 e 2018. Destaque para um exemplar da primeira e única edição da estreia em nome próprio, O Amor em Visita, assinado e emendado à mão pelo próprio. Destes folhetos/plaquetes de 16 páginas em papel costaneiro foram feitos apenas 500 exemplares, numa edição clandestina de Luiz Pacheco, criador da Contraponto. Apresentam-se também as edições independentes de Poemacto (Contraponto) e Flash (edição de autor), assim como a primeira edição de Apresentação do Rosto, livro proibido e mandado confiscar pela PIDE e que o próprio autor renegaria, acabando por pedir a amigos que destruíssem os exemplares que encontravam. À mostra, junta-se o relatório da comissão de censura. Serão igualmente expostas tanto a edição original de O Corpo o Luxo a Obra (&etc) como a edição-pirata da Contraponto, bem como o histórico Cobra. O conjunto inclui ainda edições com dedicações do próprio Herberto Helder e as 11 edições de Os Passos em Volta lançadas em vida do autor.

A exposição é inaugurada a 21 de março, entre as 18h30 e as 20h30, contando com um concerto-homenagem da banda de jazz SUMA.


Local:

Rua Duque de Palmela, 4