A Imagem Contextualizada
artes
28 novembro 2018 a 25 janeiro 2019
vários horários
Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico
Nesta edição do projeto de A Imagem Contextualizada estão expostos trabalhos de Filipa Martins, Filipa Ventura, Inês Mendes Leal e Lea Renée Vajda enquadrados na nova fotografia experimental e abstrata.
A série As Flores do Mal de Filipa Martins é constituída por fotogramas, realizados em câmara escura inspirados a partir do poema “L’ Irréparable”, retirado do livro “Les Fleurs de Mal” de Charles Baudelaire. Este trabalho valoriza e evidência a projeção de imagens mentais, o controle minucioso no ato da composição “poética” com palavras, mãos, flores e outros objetos.
Aether é o título do livro de autor, edição única de Lea Renée Vajda, construído com fotogramas originais. As suas delicadas composições fotográficas são obtidas com a utilização da luz, prismas e papel fotossensível, este trabalho reflete o encantamento pela feitura de imagens puras e da própria linguagem fotográfica analógica.
A série abstrata Desabitado de Filipa Ventura, constituída por 20 imagens a preto e branco, tem como ideia principal, o ato fotográfico a partir da sombra criada pela luz incidente no corpo da artista. Cada imagem representa com rigor toda a informação da sombra projetada pela atividade e gestos do corpo, revelando a cada instante a sua forma e os seus limites.
Na única imagem de grande dimensão apresentada por Inês Mendes Leal com o titulo Vindâss, vê-se um corpo feminino fotografado de um modo contínuo e em tempo real, onde a autora explora as potencialidades do aparelho fotográfico e a sua relação com o corpo sem pretensões de retrato.
Segunda a sábado, das 10h às 19h
Local: