Este evento já ocorreu.

À volta o mar, no meio o inferno

A Barraca

teatro
14 novembro a 16 dezembro 2018
qua: 19h; qui: 19h; sex: 19h30; sáb: 21h; dom: 17h
Teatro Cinearte
À volta o mar, no meio o inferno

Em 1890, Tchekov, jovem médico, resolve deixar Moscovo para ir conhecer Sacalina,a mais cruel ilha de condenados do tempo. Possivelmente influenciado por Tolstoi ou por Dostoievsky na sua experiência como degredado na Sibéria, ele quis sessenta anos depois do autor das Recordações da casa dos Mortos conhecer o mais brutal do czarismo.Com o objectivo não revelado de fazer um censo  sobre o número , as doenças, as penas, os castigos e o modo de vida dos milhares de condenados que a Russia deportava sem regresso para a sua zona mais oriental e inóspita e abandonada, o dramaturgo viveu o período mais perturbador e enigmático da sua vida

Não podemos deixar de pensar nalgumas prisões do nosso tempo e na indiferença com que são encaradas pelas democracias nossas contemporâneas as conceçpões punitivas até à morte em lugar de reeducadoras que orientam o sistema prisional de grande parte dos países olhados como civilizados. Agora que os suspeitos são mortos na rua, com o risco de serem apenas o alvo de uma bala perdida, este espectáculo interroga se não estaremos a assistir calados a um recrudescimento da barbárie e da pena de morte quando faz apenas cento e cinquenta anos que lutámos pela sua abolição?

Maria do Céu Guerra (excertos)

Ficha técnica:

A Barraca. A partir de 'Notas da viagem a Sacalina', de Anton Tchekov. Maria do Céu Guerra, texto e criação; Ruben Garcia, Sérgio Moras, João Maria Pinto, Sónia Barradas, Adérito Lopes, Rita Soares, Samuel Moura, Cláudio Castro, Carolina Medeiros, Patricia Frazão, David Medeiros , Kateryna Petreanu , Miguel Migueis e Paulo Lima, interpretação.


15 € - preço normal
10 € - quintas-feiras e com descontos aplicáveis

Local: